Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 27 de Agosto de 2007 às 11:36

    Imprimir


No próximo dia 15, a Secretaria de Saúde, através das Vigilâncias Ambiental e Sanitária, pretende vacinar 4.324 cães e gatos, contra a raiva, ultrapassando número do ano passado que foi de 4.303 animais. Ao todo, cinco postos de vacinação serão fixados em diferentes pontos do município, das 8h às 17h: Escola Tancredo Neves, Escola Cecília Meireles, PSF Colina, Centro de Saúde e Creche Mãe Amiga.

Segundo a veterinária da secretaria, Selma Maria Massarden, a raiva é uma doença dos animais mamíferos. Ela é provocada por um vírus e pode se manifestar nos homens (zoonose). É mortal tanto para os homens quanto para os animais. A vacinação animal ainda é a forma mais eficaz de erradicar os casos de raiva.

A vacina é gratuita. A transmissão da raiva ocorre por mordedura, arranhadura ou lambedura. O vírus rábico fica instalado na saliva do animal infectado, que entra no organismo, por meio da pele ou de mucosas. “Em caso de ataque de cães ou gatos, a vítima deve lavar o local mordido com bastante água e sabão, não fazer curativos. Em seguida procurar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, visando à observação do animal suspeito de ter a doença” disse.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/209630/visualizar/