Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 16 de Agosto de 2007 às 21:04

    Imprimir


A 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite já está em andamento na cidade de Nova Mutum. A atividade que em todo o país deve começar na próxima semana, começou dia 6 no município. As vacinas já estavam disponíveis na região. Deverão ser vacinadas um total de 2.285 crianças de 0 a 5 anos, conforme a meta estipulada pelo Pólo Regional de Saúde. As vacinas podem ser feitas em todos os Postos de Saúde das Famílias – PSF´s e no Centro de Saúde.

O dia “D” está programado ainda para o mês de agosto, onde acontecerá uma grande mobilização no município em prol da campanha. A campanha é realizada em duas etapas. A primeira foi no período de 11 a 30 de junho. A segunda etapa de vacinação que vai acontecer de 20 de agosto a 6 de setembro serve para reforçar a imunização da criança, uma vez que ao receber a segunda dose ela estará livre da pólio, durante todo o ano.

Segundo a enfermeira e coordenadora do Setor de Educação e Saúde, Leila Raimundi, uma equipe da Secretaria começou hoje pela manhã a percorrer o interior do município. Deverão ser vacinadas 492 crianças de até 12 meses e 1.808 de 1 a 5. “Os pais devem levar aos postos o Cartão de Vacinação de seus filhos, uma vez que através dele os técnicos da Saúde verificam se há alguma vacina que a criança ainda não recebeu e que faz parte do esquema básico da vacinação”, disse.

A Poliomielite ou paralisia infantil é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção se transmite através do contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas. Crianças na primeira idade são mais susceptíveis à doença e também os principais agentes de transmissão, mas os adultos também podem contrair pólio.

O vírus penetra no corpo através da boca e percorre o corpo através do sistema sangüíneo. Se ele invadir o sistema nervoso central, ataca os neurônios motores e pode causar lesões que resultam em paralisia. Os braços e as pernas são mais freqüentemente afetados.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/211363/visualizar/