Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 11 de Agosto de 2007 às 13:52

    Imprimir


O Pacto Pela Saúde, é um dos temas a ser debatido nos dias 15 e 16 e 17 de Agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, no IV Encontro de Prefeitos de Mato Grosso, promovido pela A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com o Sebrae e Governo do Estado. Durante o evento, o presidente do Conasems, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, vai falar sobre o “Pacto Pela Saúde na visão dos Municípios”, um tema que vem despertando interesse de toda os prefeitos.

Além disso Avanços e Mudanças Trazidos Pelo Pacto Pela Saúde, será outro tema, abordado pelo secretário-adjunto de Saúde, Victor Rodrigues. Já a presidente do Cosems, Marineze de Araújo Meira, discorrerá sobre a Articulação do Cosems no Processo de Implantação do Pacto Pela Saúde no Estado de Mato Grosso.

A secretária-executiva da Cib, Norma Fátima de Figueiredo Fernandes, fará a palestra com o tema: “Ações Desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho do Pacto no Estado de Mato Grosso”, abordando as ações que foram desenvolvidas desde a aprovação do Pacto com o objetivo inicial de divulgar suas diretrizes. “Uma dessas ações é a elaboração de uma cartilha que vai tirar as principais dúvidas que as prefeituras municipais têm sobre o Pacto Pela Saúde. A cartilha começou a ser elaborada nesta semana” afirmou Norma

Pacto

O Pacto Pela Saúde é uma diretriz proposta pelo Ministério da Saúde para a Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de responder ao anseio dos municípios na assistência integral à saúde da população. A adesão ao Pacto será feita através da assinatura dos municípios e Estado de um Termo de Compromisso de Gestão.

O objetivo do Pacto é promover ações entre as três esferas de gestão (a União, os Estados e os Municípios) que alcancem maior eficiência e qualidade das respostas do SUS aos anseios da população de usuários do sistema, tendo conseguido que vários Estados assinassem Termo de Compromisso, aderindo ao Pacto: Tocantins, Amapá, Maranhão, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul e Goiás. Vários municípios também assinaram, independente de seus Estados, Termos de Compromisso formalizando o Pacto. O Pacto Pela Saúde é sustentado por três pilares ou componentes principais: o Pacto Pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/212322/visualizar/