Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 11 de Agosto de 2007 às 12:29

    Imprimir


Nova medidas anunciadas nesta sexta-feira pelo governo americano tornam mais duras as ações contra empresas que empregam imigrantes ilegais.

Pelas novas regras, os empregadores que forem interrogados sobre o status legal de seus funcionários terão prazo de 90 dias para provar que eles residem legalmente nos Estados Unidos ou, caso contrário, demiti-los.

Empregadores que não se adaptarem às novas regras estarão sujeitos a multas de até US$ 12,5 mil (cerca de R$ 24,3 mil), um aumento de 25% em relação às multas aplicadas atualmente. Também poderão ter de responder à Justiça por crime.

Segundo o secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos, Michael Chertoff, o governo foi obrigado agir, já que a ampla reforma nas leis de imigração pretendida pelo presidente George W. Bush ainda não passou no Congresso.

"Nossa esperança é de que pontos importantes do projeto de lei no Senado sejam implementados algum dia. Mas até que o Congresso resolva agir, nós vamos tomar algumas medidas enérgicas por conta própria", afirmou o secretário.

O polêmico projeto de lei abriria a possibilidade de que alguns dos 12 milhões de imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos obtivessem cidadania americana. Opositores criticaram a proposta por significar "anistia" a pessoas que haviam violado a lei.

É pouco provável que os senadores votem a proposta antes das eleições presidenciais do ano que vem, quando será escolhido o sucessor de Bush.

Os Estados Unidos já haviam aumentado o cerco às empresas que utilizam mão-de-obra ilegal. Também cresceu o número de investigações criminais sobre empregadores.

No entanto, para o secretário de Comércio dos EUA, Carlos Gutierrez, essas iniciativas não vão conseguir reprimir a imigração ilegal.

"Nós não temos os trabalhadores necessários para que nossa economia continue crescendo a cada ano (...). No final, o Congresso terá de aprovar uma ampla reforma nas leis de imigração", afirmou Gutierrez.

Segundo analistas, essas novas medidas serão sentidas principalmente em setores como agricultura e construção, que empregam boa parte dos imigrantes ilegais nos Estados Unidos.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/212329/visualizar/