Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 11 de Agosto de 2007 às 09:48
Por: Marcy Monteiro Neto

    Imprimir


Os mato-grossensese vão poder observar um espetáculo nos céus na madrugada de domingo para segunda-feira. Para esta data está prevista uma chuva de meteoros, chamada de Perseídas, que será visível no Estado. A expectativa é de que o céu esteja limpo para facilitar a visualização do fenômeno.

O astrônomo amador Eduardo Baldaci disse à reportagem do TVCA online que a previsão é de que cerca de 200 meteoros sejam avistados por hora. Ele explica que a fonte desta chuva de meteoros são os restos do cometa Swift-Tuttle. Segundo ele, sempre que o cometa se aproxima do sol, os restos da cauda acabam entrando na órbita da Terra.

Baldaci dá dicas para que os mato-grossenses possam observar o fenômeno. "É preciso estar longe da luz, da fumaça e que o céu esteja limpo", disse o astrônomo, que está na Flórida (USA) para uma visita à Nasa. Ele ressalta que há possibilidades de registrar vários meteoros nos céus já que não haverá lua visível neste horário, o que ofuscaria os fragmentos do cometa.

Para facilitar a observação, Baldaci recomenda que as pessoas fechem os olhos por dois minutos antes de passar a olhar para o céu. "É para que as pupilas se acostumem com o escuro", justificou.

Perseídas

A chuva de meteoros desta madrugada de segunda-feira é chamada Perseídas porque ocorrem na constelação de Perseus. Esses meteoros são mais brilhosos do que as estrelas-cadentes comuns, cheios de cor e deixam rastros bem visíveis no céu.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/212347/visualizar/