Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 09 de Agosto de 2007 às 11:10
Por: Danielle Tavares

    Imprimir


Os novos projetos da Unemat aprovados por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD-Amazônia) são nas áreas de “Educação” em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e “Lingüística” com apoio da Unicamp. O resultado foi divulgado esta semana pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A proposta em Educação tem como coordenadora a professora Beleni Salete Grando e, de Lingüística, a professora Olímpia Maluf Souza. O Procad prevê quatro anos para o desenvolvimento de atividades e ações necessárias para a implementação de programas de mestrado na Universidade do Estado de Mato Grosso, nas áreas aprovadas.

Cada proposta receberá um investimento de R$ 250 mil do Governo Federal. Serão desenvolvidas ações integradas entre Unemat e a IES consorciada, que fortaleçam as linhas de pesquisa, amplie a produção científica dos professores, com publicações, participação em bancas, promoção de eventos e missões de docência. De acordo com as propostas, os novos programas de mestrado em Educação e Lingüística podem ser ofertados a partir de 2008.

O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica é uma ação vinculada ao 'Acelera Amazônia' e prevê a implantação de redes de cooperação acadêmica para estruturação e criação de novos cursos de pós-graduação na região Norte e em Mato Grosso. “O Procad prepara a instituição para implantar mestrado já de forma consolidada, em associação com uma universidade com grande experiência na área específica”, explica a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carolina Joana da Silva.

Investimento na pós-graduação: A Unemat participou neste edital da Capes para as IES da Amazônia Legal com quatro projetos: “Ciências Ambientais” em cooperação com a UFSCar, “Educação” em parceria com a UFSC, “Literatura Comparada e Teoria Literária” com a USP e “Lingüística” com Unicamp. Em junho, a Capes já havia selecionado o programa de Ciências Ambientais. “Houve um grande esforço para a aprovação desses novos projetos. A Unemat nasceu com os cursos de Letras e Educação e também vai se consolidar como instituição de pesquisa nessas áreas”, disse Carolina Joana.

Na próxima semana (15.08), haverá reunião, em Brasília, com a Capes para fornecer orientações sobre o planejamento e a execução das atividades. Os projetos devem ter início em setembro, com a liberação da primeira parcela dos recursos correspondentes.





Fonte: Assessoria/Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/212700/visualizar/