Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 02 de Agosto de 2007 às 18:38

    Imprimir


Começou nesta quarta-feira (01) de agosto e vai até domingo (05) mais uma etapa do Circuito Estadual de Rodeio. Neste fim de semana, o evento acontece na arena do Parque de Exposições de Lucas do Rio Verde, município a 354 quilômetros de Cuiabá. Cada etapa reúne cerca de 60 peões e, este ano, conta com o apoio do Ministério do Turismo e do Governo do Estado de Mato Grosso através da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur). “É uma das ações para aquecer o turismo interno”, menciona o secretário de Desenvolvimento do turismo, Pedro Nadaf.

Para Nadaf, este projeto, assim como o Campeonato Estadual de Pesca e as Caminhadas da Natureza mobilizam as pessoas e faz com que elas se movimentem dentre do Estado para participar dos eventos. “A economia do município onde é realizado estes eventos ficam aquecida por dois ou três dias antes e até mesmo depois do acontecimento”, ressalta o assessor especial do Desenvolvimento do Turismo, José Rodrigues.

O coordenador do projeto Renato Bavaresco concorda com Rodrigues e faz questão de ressaltar que o espetáculo do rodeio não se restringe apenas às montarias. Segundo ele, as homenagens diversificadas à Nossa Senhora Aparecida e o show pirotécnico sempre emocionam muito o público. Isso sem falar na divertida montaria das crianças em carneiros.

Além disso, Mato Grosso é o Estado que tem o maior rebanho agropecuário do Brasil e Bavaresco conta que no ano passado, o melhor touro de rodeio saiu de Poxoréu, a cerca de 200 quilômetros de Cuiabá. “O animal mato-grossense chamado Delegado ainda está nas pistas e coleciona tombos e, principalmente troféus” .

Circuito

Cowboys do Futuro é um projeto que também está sendo desenvolvido no Circuito de Rodeio e tem como objetivo despertar nas crianças a paixão pela montaria. “Eles começam montando em carneiros”, explica uma das organizadoras do Circuito Mato-grossense de Rodeios, Rucheli Barossi Bavaresco. Segundo ela, a idéia surgiu em 2005 e desde então o projeto é realizado em todas as etapas. “A procura é grande”, conta.

Na opinião dela, essas crianças serão os futuros cowboys. Eles levarão a cultura para as próximas gerações, já que o rodeio é o único esporte que se originou de situações de trabalho. “E com esse intuito, o Cowboy do Futuro incentiva as crianças a participarem ativamente do evento”, explica.

Além de ser mais uma atração para o público, o projeto é diversão garantida para as crianças. “Queremos promover a integração da família com o evento”, diz Renato Bavaresco, diretor do circuito. Na opinião dele, a paixão pelo rodeio está no sangue. “Muitas crianças se caracterizam como verdadeiros peões e já manifestam o desejo de ser um grande campeão no lombo do animal”, conta. Bavaresco ressalta que as ovelhas utilizadas no projeto são extremamente dóceis e bem cuidados. “Não há risco para as crianças‘, garante. A montaria em carneiros tem um locutor especial e conta com o apoio de um salva-vidas para acompanhar as crianças na montaria.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/213889/visualizar/