Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 09 de Julho de 2007 às 11:16

    Imprimir


Será realizado amanhã, o terceiro debate público sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos, que tem como objetivo ordenar o uso da água em Mato Grosso. O encontro será no município de Barra do Garças e é realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da superintendência de Recursos Hídricos. O mesmo debate já aconteceu em Sinop e em Cuiabá.

Nesta primeira etapa, será apresentado um diagnóstico da utilização da água em cada Bacia Hidrográfica. Os encontros públicos voltarão a ser realizados na etapa propositiva. Nestes encontros serão colhidas informações junto à sociedade civil e poder público regional para atualização/otimização do diagnóstico, assim como levantar informações que subsidiam a proposição de programas e projetos para cada região.

O superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luiz Henrique Noquelli enfatiza que em todas as discussões sobre a água em Mato Grosso a participação da sociedade tem sido priorizada. O Conselho Estadual de Recursos Hídricos, assim como várias secretarias do Estado, que trabalham direta ou indiretamente com recursos hídricos, também participam das discussões.

O Plano Estadual de Recursos Hídricos visa dar direção ao gerenciamento destes recursos hídricos, fortalecendo posições de proteção. A previsão é que até o final do ano o Plano Estadual seja referendado pelo Conselho de Recursos Hídricos e seja encaminhado para o decreto do governo do Estado. O Plano está na fase de diagnóstico, onde todos os consultores envolvidos buscam informações para montar um cenário atual dos recursos hídricos no Estado. O próximo passo será a montagem de cenários futuros, partindo das informações do plano de desenvolvimento do Estado MT+20, e propor programas e projetos a serem desenvolvidos pelo Estado.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/217606/visualizar/