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Cidades/Geral
Quarta - 27 de Junho de 2007 às 15:52
Por: Eder Gomes

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O Procon (órgão de defesa do consumidor) de Tangará de Serra registrou 5.280 atendimentos de janeiro a junho deste ano, as reclamações são formalizadas. Segundo o coordenadora, Janaina de Oliveira Ferreira, os consumidores estão cada vez mais buscando seus direitos e pedindo substituição, ou ressarcimento, dos produtos com defeitos ou serviços mal efetuados.

A maioria das reclamações são contra lojas de eletro-eletrônicos, seguida por operadoras de telefonia móvel e fixa.

A população de Tangará tem se mostrado cada vez mais consciente sobre os direitos previstos no Código de Defesa ao Consumidor. O Procon é um órgão criado pelo governo para orientar e informar o consumidor sobre os seus direitos. Ele se resume, praticamente, a três grandes ações: orientar, defender e exercer o seu poder de polícia. A orientação consiste em informá-lo sobre os seus direitos baseado no Código de Defesa do Consumidor.

A segunda ação é a defesa do consumidor, uma vez que ele é a parte mais vulnerável nas relações de consumo. Por isso, precisa de uma proteção para manter o equilíbrio dessas relações. Em terceiro e último lugar, vem o exercício de punir as empresas, por meio de ações públicas, aplicação de multas, interdição e inscrição na dívida pública, em caso de descumprimento das penalidades previstas no código.





Fonte: Assessoria de Imprensa

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