Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 27 de Junho de 2007 às 10:02

    Imprimir


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta quarta-feira que não adianta o Conselho de Ética da Casa fingir que está cumprindo seu papel e ainda criticou os partidos que fazem seu julgamento sem considerar os fatos, apenas a questão política.

"Não adianta o Conselho de Ética fingir que está cumprindo seu papel e não fazê-lo na plenitude, e ficar nesta zona cinzenta, que não é boa para a democracia, para o Senado, nem para mim e o Brasil", disse o peemedebista ao chegar em seu gabinete.

Renan é acusado de utilizar o lobista da Mendes Júnior, Cláudio Gontijo, para pagar aluguel e pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.

Ao ser questionado sobre o "fingimento" do conselho, o senador tentou explicar: "Não é fingir não. É tentar cumprir o papel e não cumprir. Na medida que um partido tenta formar posição a um julgamento que tem a ver com as provas, não é uma fato político, transforma isso em fato politico".

O peemedebista fez uma referência indireta à posição defendida pelo DEM para que ele se afaste da presidência do Senado durante as investigações, mas não citou o partido nem nomes de parlamentares.

Renan negou que o petista Sibá Machado (AC) tenha sido pressionado a renunciar ao cargo de presidente do Conselho de Ética da Casa. "Se questão política está contaminando, é o partido politico [que deve] tentar fechar a questão no Conselho de Ética. Isso nunca houve [pressão política] no conselho. O Conselho de Ética tem de julgar de acordo com as provas."

Votação

Com a renúncia de Sibá, a votação do relatório contra Renan pode ser adiada mais uma vez. Prevista para a tarde desta quarta-feira, a votação, agora, vai depender do vice-presidente do conselho, Adelmir Santana (DEM-DF), e dos líderes partidários, já que o processo contra o peemedebista também está sem um relator --dois senadores já assumiram a relatoria do caso e abandonaram o cargo: Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e Wellington Salgado (PMDB-MG).

Santana, que estava em São Paulo, já embarcou para Brasília e deve chegar ainda pela manhã. O relatório de Cafeteira, afastado do cargo por motivos de saúde, sugere o arquivamento das denúncias contra Renan.

Sibá estava sendo pressionado por aliados de Renan e pelo Palácio do Planalto para abrir mão do cargo como estratégia para retardar as investigações sobre o presidente do Senado. Em comunicado enviado à Secretaria Geral da Mesa do Senado, ele afirmou ter desistido também da sua vaga de titular do conselho.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/219549/visualizar/