Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Segunda - 25 de Junho de 2007 às 16:08

    Imprimir


O cultivo da seringa está despontando na região Médio Norte e o município de Denise é o pioneiro na implantação dessa cadeia produtiva. Atualmente a produção na cidade é de 40 toneladas/mês, mas a expectativa é ampliar a produção nos próximos quatro anos para 500 toneladas ao mês, o que deve gerar um incremento de cerca de R$ 1 milhão na economia local. A cultura da seringa, que é auto-sustentável, foi debatida no dia 22 de junho, durante o 3º Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura, realizado em Denise.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, José Aparecido dos Santos, elogiou o trabalho desenvolvido pelo prefeito de Denise, Israel Antunes, à frente do Projeto Culturas Perenes, que deu início às plantações de seringa e aos viveiros de mudas na cidade. “Se a cultura da seringa chegou onde chegou no Estado devemos isso ao Israel que acreditou nessa alternativa e não mediu esforços para implantar a cadeia no município”, declarou.

A AMM deu total apoio ao desenvolvimento da cadeia, contribuindo para a elaboração do plano de diretrizes técnicas da seringa. O plano é uma exigência do banco para que os produtores tenham acesso a linhas de financiamento. Hoje os pequenos produtores de Mato Grosso, interessados em cultivar seringa, já estão um passo à frente e tem uma linha de crédito específica para a heveicultura.

“A cultura da seringa é viável e pode ser produzida em todo Estado de Mato Grosso”, disse o prefeito de Denise, Israel Antunes Marques.

Para o coordenador do MT Regional, Neurilan Fraga, a seringa é a cadeia âncora da região Médio Norte. “ Estamos convencidos que a seringa é a grande alternativa para pequenos produtores. Por isso é que o Governo e a AMM apóiam essa cadeia e acreditam que através dela será possível garantir a melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias que vivem na zona rural de Mato Grosso”, disse.

Projeto Culturas Perenes - O projeto Culturas Perenes tem como objetivo tornar a propriedade rural auto-sustentável, enfatizando o aspecto ambiental e a geração de emprego e renda. A seringueira é uma espécie utilizada para reflorestamento e por isso pode ser contabilizada como reposição florestal regulamentada pela Lei Estadual nº. 233, de 21 de dezembro de 2005.

O projeto, que teve início em 2001, já beneficiou 112 famílias no município com a produção de 800 mil mudas de seringueira. A área plantada é de mil hectares e a fase de produção irá começar a partir de 2009. As mudas são subsidiadas pela prefeitura aos produtores do município que pagarão no prazo de 13 anos, com carência de 8 anos em equivalência produto. Cada muda equivale a 1.100 kg de borracha. As mudas são entregues nas propriedades e os agricultores mais carentes são beneficiados com o preparo da terra. A assistência técnica é realizada por um engenheiro agrônomo e um técnico agrícola contratados pela prefeitura exclusivamente para esta finalidade.

As mudas podem ser produzidas de duas formas: de sacolinha e de raiz nua. As mudas de sacolinha são desenvolvidas em sacolas plásticas por um período de 10 meses. Após esse período são enxertadas e assim estão prontas para o plantio. As mudas de raiz nua são desenvolvidas direto no solo onde posteriormente são arrancadas, parafinadas e podem ser plantadas direto no campo com gel ou transplantada para sacolinha. Após o segundo lançamento pode ser levada para o campo. O plantio da muda de seringueira deve ser feito no período chuvoso. O início da fase produtiva acontece quando a árvore estiver com 50 cm de circunferência a 1 metro do solo, o que deve ocorrer com aproximadamente 7 anos.

A cultura traz grandes vantagens ao produtor. As mudas se adaptam bem na grande maioria dos tipos de solo, com restrição em solos rochosos ou com formação de laje no subsolo. O período de exploração durante o ano é de 10 meses. A fase produtiva útil é de 35 a 40 anos. A produção média por árvore chega a 800 gramas de borracha por mês/árvore e a produtividade média por hectare é de 400 kg de borracha por mês.

O prefeito relata que com este projeto Denise saiu de uma área plantada de 250 ha para 1250 ha. “Até o final de 2008 a meta é atingir 2 mil hectares proporcionando incremento de produção de 800 toneladas, o que vai gerar cerca de 400 empregos diretos e 1.200 indiretos”, afirma.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/219875/visualizar/