Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 25 de Junho de 2007 às 13:50

    Imprimir


Às vésperas da chegada da tocha do Pan, Cuiabá já tem tudo pronto para o acontecimento. A chama desembarcará na manhã desta terça-feira (26) no aeroporto Marechal Rondon, procedente de Rondônia. O revezamento que vai mobilizar 70 condutores e uma equipe de segurança com mais de 200 homens vai percorrer 35,2 quilômetros por algumas das principais avenidas da cidade.

A tocha será recebida pelo prefeito Wilson Santos, por volta das 13h30 em frente ao marco do Centro Geodésico da América do Sul. No local, o prefeito cumpre o procedimento de repassar a tocha ao primeiro condutor, dando início à maratona, no ritual que vem acontecendo pelas capitais desde a chegada da chama ao País. O revezamento deve terminar por volta das 18h15, na Praça Alencastro, onde o prefeito e outras autoridades receberão a tocha do último condutor.

A tarefa de iniciar a condução da tocha será da nadadora cuiabana Yolen Rhea Pinto, vice-campeã brasileira juvenil de natação. Após cumprir um percurso de 400 metros, ela repassará a chama para Moisés Martins, membro da Academia Mato-grossense de Letras. O último condutor será o diretor de Desporto e Lazer da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Pedro Luiz Sinohara, ex-técnico da Seleção Brasileira de Judô.

No comando dos preparativos para o desfile do fogo olímpico em Cuiabá, a Força Tarefa do Pan na capital mato-grossense trabalha nos detalhes finais. Neste domingo (24), haverá nova reunião envolvendo a Comissão Nacional do Pan-2007 e a Coordenação Municipal do Pan. O encontro visa repassar as últimas orientações. Ainda neste domingo, membros da comissão percorrem o trajeto da tocha em Cuiabá.

Nesta segunda-feira (25), a partir das 14 horas, na Prefeitura Municipal de Cuiabá, será feita a entrega dos uniformes personalizados aos 70 condutores. A lista dos condutores ainda tem o jornalista Dirceu Carlindo, o nadador Felipe Lima, campeão sul-americano, os humoristas Nico e Lau, a atleta Nadir Sabino, o pugilista Lino Barros, o ex-jogador Ruíter Jorge de Carvalho e o técnico de atletismo, Expedito Sabino.

A vinda da tocha Pan-Americana, pela primeira vez a Cuiabá, foi resultado de um esforço do prefeito Wilson Santos que vê o acontecimento como histórico para o esporte em Mato Grosso:

“Muitas cidades verão a passagem da tocha. Não poderíamos ficar fora deste evento que colocará o Brasil em destaque no cenário internacional. Vamos contemplar o fogo olímpico e participar dessa festa maravilhosa para o esporte”, observou o prefeito que convidou a população a prestigiar o revezamento, ao longo de seus 35 quilômetros.

A expectativa para a chegada da chama a Cuiabá é cada vez maior. Conforme o coordenador do percurso do fogo em Cuiabá, Luiz Benedito Tamba, a mobilização é muito grande. “Fizemos várias reuniões com presidentes de bairros, diretores de escolas estaduais e municipais. Está havendo um envolvimento surpreendente. Os alunos querem participar e estão fazendo bandeirolas para saudar a passagem da chama pela cidade. Já estamos vivendo o clima do Pan”, disse o coordenador.

Para Pedro Luiz Sinohara, que na próxima semana assumirá o comando da Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania (Smec), a população cuiabana terá a oportunidade de participar de uma grande celebração. “Esta é a primeira vez que vamos presenciar algo desta natureza. Esse fato, com certeza, ficará registrado para sempre nos anais da história do esporte mato-grossense”, disse o futuro secretário, lembrando que uma réplica da tocha ficará em Cuiabá.

A edição 2007 dos Jogos Pan-Americanos será sediada pelo Rio de Janeiro em um evento que reunirá 6,8 mil atletas de 42 países. Os países participantes dos jogos estão sendo representados por 42 municípios brasileiros que estão sediando a passagem da tocha. Cuiabá estará representando o país da Nicarágua.

Percurso – Em seu desfile na Capital mato-grossense, a chama sai do Centro Geodésico, desce a avenida Barão do Melgaço, contorna nas imediações do Aquário Municipal, segue pela Beira-Rio até a ponte do Coxipó. Novo contorno é feito em frente à Gráfica Sereia. Na seqüência a tocha desfila pela Fernando Correa da Costa, Jardim das Américas, estrada do Moinho, Jardim Itália, avenida Dante de Oliveira, bairro Bela Vista e Memorial do Papa João Paulo II, onde haverá uma parada de 30 minutos.

A chama recomeça seu desfile passando pelo CPA 3, CPA 4, CPA 2 (praça cultural) e retorno rumo ao bairro Morada do Ouro, pela avenida Brasil. Na seqüência, avenida Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, passando por frente do Parque Mãe Bonifácia e outro contorno no trevo do Santa Rosa. As últimas passadas ocorrem nas avenidas 31 de Março, Isaac Póvoas e Joaquim Murtinho até sua chegada na Praça Alencastro. Naquele local haverá uma cerimônia de entrega da chama ao prefeito.

De Cuiabá, o fogo olímpico segue, no dia seguinte para Campo Novo dos Parecis, onde acontecem os Jogos Interculturais Indígenas, em aldeia do município, a 350 km da capital Cuiabá.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/219904/visualizar/