Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Junho de 2007 às 09:46
Por: Liana Menezes

    Imprimir


A exemplo dos universitários da USP que invadiram e ocuparam a reitoria durante 46 dias, os alunos das universidades públicas de todo país começam a se mobilizar para fazerem a mesma coisa em seus Estados. A decisão aconteceu depois de uma Assembléia da Une em São Paulo este fim de semana.

Em Cuiabá o coordenador do Diretório Central dos Estudantes, Fábio Ramirez, disse que os alunos já estão se mobilizando para não só ocupar a reitoria i o Campus, mas para deflagrarem uma greve geral ainda este mês.

"Assim que nós tomarmos posse", disse Ramirez. "Vamos levar essas duas questões para a pauta da reunião do Conselho de Entidades de Base ( DCE mais Das) para que possamos avançar nesse assunto. A nova diretoria do DCE toma posse nesta quinta-feira, às 9 horas, na sede da Adufamt.

O período de "ocupações e preocupações" , como afirmaram as lideranças estudantis durante a Assembléia do fim de semana, ocorrerá na semana entre 5 e 13 de agosto. Eles decidiram esperar passar julho, mês em que normalmente os estudantes estão de férias em todas as Universidades.

Na semana passada, seguindo o exemplo da USP, universitários invadiram as reitorias das Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Pará (UFPA).

Outra decisão da plenária foi a realização de uma marcha estudantil em Brasília, também em agosto, para pressionar o Congresso e o Ministério da Educação por melhorias no ensino público.

Acampados

Em frente à reitoria da UFMT há algumas semanas alguns alunos que não seguem a orientação da UNE, prometem deixar o Campus somente quando tiverem sido atendidos em sua pauta de reivindicações. Fábio Ramirez reconhece que são movimentos diferentes, mas garante que uma das intenções da nova Diretoria é "unificar todos os movimentos".

O DCE de Mato Grosso revela também não se afinar politicamente com a atual diretoria da Une, que é a favor da Reforma Universitária. "Nós também somos a Une, mas temos entendimentos diferentes sobre algumas questões", comentou o coordenador geral do DCE.

Pauta de Mato Grosso

-Contra a Reforma Universitária

-Mais Recursos para a Educação Universitária

-Bolsa Permanência

-Auxílio Moradia

-Auxílio Alimentação





Fonte: RDM Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/220930/visualizar/