Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 12 de Junho de 2007 às 11:23

    Imprimir


A abertura do Seminário sobre Educação Básica na noite desta segunda-feira, (11.06), em Cuiabá, deu início à construção do Plano Plurianual de Governo para o período 2008-2011. Entre as ações a serem desenvolvidas no plano constam a valorização da carreira do profissional da Educação, a participação efetiva do governo federal na ajuda a municípios e estados que apresentam IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo e a instituição de piso salarial de R$ 850.

O Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PDE) foi detalhado pelo secretário executivo do MEC, Francisco das Chagas Fernandes. “Hoje temos o índice geral da Educação brasileira em 3.8. Até 2022 temos a meta de alcançar 6.0”, reforçou Francisco das Chagas.

Presente até o final da programação, o governador Blairo Maggi reafirmou que a Educação é prioridade número um do Governo do Estado.

O secretário Estadual de Educação, Ságuas Moraes Sousa, fez um relato sobre os pontos a serem tratados no evento e reiterou sua aposta na reversão do atual quadro negativo dos índices educacionais em Mato Grosso. “Temos certeza de que seremos capazes de estabelecer prioridades que nos ajudem a iniciar sua reversão, sob pena de comprometer o futuro do Estado”, observou.

O professor doutor e secretário executivo do Movimento “Todos pela Educação”, Mozart Neves Ramos, fez uma explanação motivadora da importância da educação de qualidade e apresentou números preocupantes do desempenho do setor no Brasil como o de que somente 53% dos alunos matriculados concluem o Ensino Fundamental , que 14,6 milhões de pessoas na faixa etária de 15 anos ou mais são analfabetas e o déficit no Brasil de 250 mil professores em disciplinas como Biologia, Matemática, Química e Física.

Ele também chamou atenção para a importância do bom gerenciamento da Educação. “É preciso quebrar paradigmas. Não dá para o gestor da escola ser mero executor, é preciso saber gerenciar. Para tanto, a formação continuada é imprescindível”, alertou.

O professor estima que sejam necessários investimentos de R$ 20 bilhões nos próximos anos para promover uma equação mais satisfatória dos resultados educacionais no Brasil.

A programação do Seminário sobre Educação Básica prossegue hoje e amanhã no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento é uma realização do Governo de Mato Grosso por meio da SEDUC/MT e objetiva traçar o diagnóstico da Educação no estado, além de definir ações para o setor nos próximos anos.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/222113/visualizar/