Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 11 de Junho de 2007 às 07:32
Por: Aldair Santos

    Imprimir


Os focos de queimadas começaram mais cedo este ano na Grande Cuiabá. "Só neste domingo, atendemos 29 focos de incêndios urbanos em Cuiabá e Várzea Grande", disse o tenente Bombeiro Militar, Nilo Xavier, comandante do plantão deste domingo do Corpo de Bombeiros da capital.

As chuvas cessaram mais cedo, o que acabou favorecendo o grande número de focos de incêndio já no início de junho. Neste domingo a equipe do Corpo de Bombeiros se deslocou para inúmeros bairros de Cuiabá e Várzea Grande para controlar focos de incêndios. Foram registradas queimada urbanas nos bairros Poção, Jardim Mossoró, Coxipó, Duque de Caxias, Planalto, Parque Atalaia, Porto, Jardim Vitória, e ainda, Ponte Nova e vários bairros do Grande Cristo Rei, em Várzea Grande.

Para o Corpo de Bombeiros, a antecipação do período de queimadas representa mais trabalho. Além das ocorrências rotineiras de trânsito acidentes de forma geral, é preciso também controlar e apagar pequenos incêndios urbanos. Os lotes baldios são os responsáveis pela maioria das ocorrências de queimadas nesse período. Esses imóvies estão sempre tomados pelo mato e muita sujeira.

O combate às queimadas urbanas é feito com abafadores, bombas costais, que carregam em média, 20 litros de água e os caminhões-pipa. Integrantes do projeto Quadrantes também participam das ações de combate aos incêndios, dando apoio ao Corpo de Bombeiros. São usados quatro caminhões-pipa diariamente no combate ao fogo.

O grande número de focos de queimadas urbanas neste domingo surpreendeu o Corpo de bombeiros, mas segundo o tenente Nildo, eles já estavam preparados. "A estratégia de trabalho é a mesma. A única diferença é que começamos a trabalhar mais cedo com essas ocorrências", disse.

Para a população, principalmente crianças e idosos, a preocupação com a saúde aumenta devido uma piora na qualidade do ar. A situação tende pode se agravar com um período mais longo de seca e queimadas.

Orientação

Segundo o Corpo de Bombeiros, as pessoas devem evitar qualquer tipo de incêndio nos quintais e próximo a terrenos baldios. Alguns resolvem queimar o lixo, por exemplo, e depois perdem o controle. Mas de acordo com o Corpo de Bombeiros, alguns incêndios são criminosos.

Não se deve usar o fogo para limpeza e nem colocar fogo em terrenos baldios, explicou o tenente bombeiro militar. Um pequeno foco de incêndio pode se transformar em uma grande queimada, piorando a qualidade do ar e provocando problemas de saúde.

O fim das queimadas urbanas depende do início do período chuvoso. "Se o início das chuvas atrasar teremos um período de queimadas mais extenso e complicado", disse o tenente Nildo. Se o período das chuvas se antecipar, as queimadas cessam mais cedo. As primeiras chuvas podem ocorrer entre os meses de setembro e outubro.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/222413/visualizar/