Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 02 de Junho de 2007 às 11:36

    Imprimir


A Comitiva italiana, de cinco pessoas, liderada pelo reitor Ézio Pelizzetti, da Universidade de Torino na Itália assinou na tarde de sexta-feira (01/06) um Acordo de Colaboração Técnica com o governo do Estado de Mato Grosso, a UNEMAT e a Universidade Federal de Mato Grosso que possibilita à estudantes mato-grossenses o intercâmbio cultural. O governador Blairo Maggi apóia a iniciativa e assinou o documento na presença de secretários de Estado na sala de reuniões de seu gabinete.

O governador destacou a importância do Acordo colocando o Estado a disposição para viabilizar os protocolos mas defendeu que os mesmos não fiquem em conversas e se tornem ações concretas. “Que sejam parcerias efetivas e se transformem em realidade. A Universidade de Torino tem 600 anos, o Brasil tem 500 de descobrimento, precisamos de muita ajuda”, comparou Maggi, concluindo que “nos dias atuais não se permite distância para o conhecimento em virtude da globalização, da internet, onde tudo é rápido”.

Paulo Speller, reitor da UFMT também destacou que se trata de áreas de interesse para a Universidade Federal de Mato Grosso interagir com a Itália, sendo que a UFMT atua em praticamente todas as áreas do conhecimento. “Temos experiência na mobilidade de estudantes para Portugal, Bolívia, Argentina, Canadá, enfim, nenhum intercâmbio com a Itália”, frisou.

Na área de Medicina Veterinária e Produção Animal, segundo Speller, interessam e muito para a UFMT. “Gostaria de estabelecer parceria para pesquisa tanto para estudantes como para professores”, afirmou o reitor.

Seguindo a linha de gerar conhecimentos, a professora Solange Barra, representante do reitor da Unemat, colocou a Universidade do Estado à disposição para agilizar as ações, destacando que a Unemat “nasceu no interior do Estado para atender a demanda do interior”.

Outros participantes se pronunciaram favorável à extensão de intercâmbio, entre eles, João Carlos Vicente Ferreira, secretário de Estado de Cultura e João Carlos Maia, diretor científico da Fapemat. Para João Carlos, é importante que aja essa disposição dos governos para hospedar as pessoas em suas cidades, pois na área de restauro, por exemplo, existe interesse e “essas pessoas, quando retornarem a Cuiabá, se tornariam multiplicadores do processo”, assinalou. Já para Maia, o interesse maior está na área de bolsistas no que se refere o apoio de projetos de pesquisa.

Também estiveram presentes no evento, João Antônio Cuiabano Malheiros e Antonio Kato (secretário chefe da Casa Civil e o adjunto, respectivamente), Chico Daltro (secretário da Secitec), Ayslan Cleyton Moraes (assessor jurídico da Unemat) e Jean Esteves (secretário adjunto da Setecs), Jacy Proença (vice prefeita de Cuiabá) e representantes do Instituto Atitude, uma OSCIP (Organização Sociedade Civil de Interesse Público), que colaborou no processo.





Fonte: Assessoria/Casa Civil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/224010/visualizar/