Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 17 de Maio de 2007 às 23:45

    Imprimir


O Governo da Bolívia contratará especialistas para avaliar as empresas do setor energético que decidiu nacionalizar, dentre as quais a companhia petrolífera Andina, filial da hispano-argentina Repsol YPF.

A decisão foi anunciada hoje pelo ministro de Hidrocarbonetos boliviano, Carlos Villegas, em entrevista coletiva na qual confirmou também o desejo de negociar com as transnacionais para alcançar um acordo.

A negociação segue o método utilizado na semana passada para comprar de volta, por US$ 112 milhões, duas refinarias de petróleo que haviam sido adquiridas pela Petrobras, cujo contrato de transferência começou a ser definido por representantes do Executivo e da multinacional.

Segundo Villegas, o Governo socialista de Evo Morales tomará o controle da Andina, Chaco (subsidiária da BP), da transportadora Transredes (Shell e Ashmore) e da Companhia Logística de Hidrocarbonetos Boliviana, que tem capitais alemães e peruanos.

A companhia responsável por determinar o valor dessas instalações será escolhida por meio de uma licitação internacional, um processo que pode levar até três meses, indicou o ministro boliviano.

"Precisamos conhecer o valor de cada uma destas empresas, para recuperar 50% mais um de suas ações", afirmou Villegas.

A nacionalização dos hidrocarbonetos foi aprovada em 1º de maio de 2006, e já teve reflexos na alteração dos contratos de operação de 12 multinacionais, que entraram em vigor este mês.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/226842/visualizar/