Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 17 de Maio de 2007 às 17:58

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso realizou, de 1999 até abril deste ano, 2.728 eleições não-oficiais no Estado. Foram utilizadas 4.828 urnas eletrônicas que atenderam a um total de 1.841.478 de eleitores que elegerem representantes. Nesse período também foram realizadas três eleições suplementares. Os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Araputanga e Vale do São Domingos tiveram os prefeitos cassados e os eleitores dessas localidades compareceram às urnas em eleições tidas como “extemporâneas”.

Em 2001 foi o ano que o TRE realizou o maior número de eleições de comunidade. Foram 639 eleições e 1.184 urnas utilizadas para atender 542.054 eleitores. Este ano, até o mês de abril, já foram feitas 138 eleições não-oficiais. O número de eleitores atendidos chegou a 42.670 e 499 urnas foram utilizadas. A União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (UCAMB) utilizou 87 urnas para eleger os presidentes dos Bairros de Cuiabá este ano.

Madeleine Nunes, coordenadora de Sistemas Eleitorais do TRE/MT, ressalta que "a parceria com o TRE em eleições da comunidade facilita o processo de apuração, dando mais credibilidade e transparência às diferentes eleições que acontecem no Estado”. As eleições não-oficiais são aquelas realizadas por solicitação da sociedade organizada, como os moradores de bairros, condomínios e, no caso de empresas, as eleições são realizadas para eleger as comissões de segurança no trabalho.





Fonte: TRE-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/226911/visualizar/