Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 17 de Maio de 2007 às 16:14

    Imprimir


A diversificação de matérias-prima para a produção do biodiesel, para não depender apenas da soja, é a tendência atual no setor. Esta característica é necessária e foi relatada pelo diretor comercial da Tecbio, de Fortaleza (CE), engenheiro químico Adolfo Kalergis Viana, na 1ª Feira de Negócios Sustentáveis do Pequeno Produtor, promovida pelo Sebrae e Governo do Estado.

O engenheiro classifica o andamento de empreendimentos dos biocombustíveis fundamentados na produção agrícola, extração de óleos vegetais e na produção do biodiesel. A Tecbio, detém desde 1977 a primeira patente de fabricação do produto, por meio do professor e proprietário, Expedito Parente. A empresa fornece tecnologia para processamento do combustível.

"É importante a diversificação de matéria-prima para evitar dependência da soja, commoditie que sofre influência do mercado internacional", diz. Em termos de produtividade, Viana, afirma que o óleo de dendê tem ganho de 5 mil quilos por hectare enquanto que a soja tem patamar de retorno de 380 quilos na mesma medida. Ele diz haver necessidade de inverter a hegemonia da soja como fonte de óleo vegetal, correspondente à 89,2% do total, segundo dados da OilWorld Annual 2005.

O potencial de desenvolvimento do biodiesel está em dois exemplos apresentados pelo engenheiro da Tecbio: "O Brasil é o segundo maior consumidor do diesel do mundo, com 40 bilhões de toneladas ao ano", afirma. "O Brasil tem como substituir 60% do diesel pelo biodiesel no mundo".

Ao destacar as vantagens do biodiesel, Viana listou a inserção da agricultura familiar e consequente geração de renda, a inclusão social e a arrecadação de divisas como os principais resultados dos empreendimentos. "Mato Grosso tem posição estratégica e logística fomentada pela soja. Vocês têm matéria-prima como a soja, algodão e girassol. A falta de matéria-prima é um problema para a produção de biodiesel", disse. Ele falou ainda que o desenvolvimento na pecuária possibilita a produção de sebo bovino, outro insumo para a produção do combustível.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/226933/visualizar/