Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 10 de Maio de 2007 às 18:49

    Imprimir


O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará nesta sexta-feira (11) a lista dos estudantes que conseguiram dispensa do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A Comissão Julgadora terminou de analisar os pedidos de dispensa na última segunda-feira (8).

Segundo a assessoria de imprensa do Inep, aqueles que não justificaram a ausência e são ingressantes terão a chance ainda de regularizar a situação com o Ministério da Educação (MEC) daqui a três anos, ao fim do curso de graduação.

No ano passado, 83% dos alunos compareceram à prova realizada em 12 de novembro. De uma amostra total de 488.906 estudantes, 406.076 fizeram o exame em um dos 2.081 locais de prova distribuídos em 871 municípios de todo o país.

O Enade avaliou 5.388 cursos, em 15 áreas de conhecimento (administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis,ciências econômicas, comunicação social, design, direito, formação de professores (normal superior), música, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo) e 1.619 instituições de ensino superior.

O Enade é componente curricular obrigatório a todos os cursos e a participação dos estudantes selecionados pelo Inep é condição indispensável para a colação de grau quando da conclusão da formação acadêmica.

Segundo o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, o exame não avalia o estudante, mas a instituição. O desempenho do estudante não aparece, por exemplo, no histórico escolar – e sua nota não pode ser divulgada. O desempenho é uma forma de quantificar a contribuição da escola no processo de aprendizagem do aluno, sobretudo, da diferença do desempenho entre ingressantes e concluintes de um mesmo curso, numa mesma instituição. No entanto, mesmo não tendo como objetivo avaliar estudantes, o Ministério da Educação oferece, por meio da Capes, bolsa de estudo de mestrado ou doutorado para os concluintes que apresentarem melhor pontuação em cada área.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

O Enade é um dos instrumentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que foi criado com o "objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes", segundo o texto que o instituiu, a lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

Além do desempenho do estudante, a qualidade da educação que as instituições oferecem são avaliadas por meio da Avaliação Institucional e por meio da Avaliação de Cursos de Graduação. A avaliação institucional compreende a análise dos dados e informações prestados pelas Instituições de Educação Superior (IES) em formulário eletrônico e a verificação, in loco, da realidade institucional, dos seus cursos de graduação e de pós-graduação, da pesquisa e da extensão. Já a avaliação dos cursos de graduação é um procedimento utilizado pelo MEC para o reconhecimento ou renovação de reconhecimento de cursos. Apenas cursos reconhecidos podem emitir diplomas.

Além desses instrumentos, o Sinaes conta com informações fornecidas pelo Censo da Educação Superior e por seus diversos cadastros para ter um retrato o mais fiel possível da educação superior brasileira. Mais informações no site do Inep.




Fonte: globo online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/228370/visualizar/