Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 04 de Maio de 2007 às 15:13

    Imprimir


Neste sábado às 19h30 no Centro Cultural o Município de Tangará da Serra e a Universidade do Estado de Mato Grosso entregam os certificados do Curso de Capacitação e Pós-Graduação em Economia Solidária. O curso é o único no Estado e no Brasil com a proposta pedagógica de integrar acadêmicos e lideranças de organizações sociais, associando teoria e prática.

O curso é uma parceria entre o Município de Tangará da Serra e a Unemat, iniciado em março de 2006. São participantes do curso: membros de Associações de Produção, Associações Comunitárias, de Sindicatos e de órgãos públicos.

ECONOMIA SOLIDARIA - A chamada economia solidária é um modelo de organização da sociedade que visa alternativas para a população excluída pelo modelo econômico dominante. Os chamados empreendimentos solidários  cooperativas, associações, empresas autogestionárias, entre outros  são arranjos no interior da economia capitalista para a geração de trabalho e renda.

Pautada pela solidariedade e cooperação entre os trabalhadores, a economia solidária torna-se uma realidade possível, com impactos que ultrapassam as relações econômicas. A organização coletiva, os espaços de discussões e tomada de decisões, a percepção crítica da realidade, a criatividade no processo produtivo são elementos essenciais que norteiam as práticas da economia solidária.

Política Municipal de Economia Solidária

A atual gestão do governo municipal criou o Programa Municipal de Economia Solidária, visando fomentar o associativismo e cooperativismo no município. As ações previstas no Programa possibilitam aos empreendimentos solidários gerar trabalho e renda, melhorando a qualidade de vida das famílias.

As primeira conquista das organizações sociais foi o Curso de Capacitação e Pós-graduação em Economia Solidária, com o objetivo de instruir e complementar os saberes desses grupos, no sentido de desenvolver as atividades produtivas e de mobilização social.

Outra realização de grande importância é o fomento para que a produção solidária atinja seus objetivos: comercialização (consumidor tradicional e consumidor consciente) e geração de renda.

Os primeiros empreendimentos fomentados foram a Associação de Catadores de Material Reciclável e a Associação de Artesãos. Recentemente, essa política de governo atendeu a Associação Feminina do Assentamento Antônio Conselheiro, que atende 22 famílias com a produção de artesanato e tapetes. Além disso, a Associação possibilita a qualificação de 16 adolescentes, que pretendem fazer da costura sua profissão.

No momento, são pleiteados recursos públicos por empreendimentos solidários, porém serão atendidos de acordo com a capacidade orçamentária do município e o nível de qualificação, autogestão e produção dos empreendedores.

Os primeiros passos já foram dados para a consolidação de uma política permanente para o associativismo e cooperativismo em Tangará da Serra. Essa iniciativa respaldada pelo prefeito Júlio César Ladeia encontra fundamento legal na Lei Municipal 2460/2005 de autoria do Vereador José Jaconias da Silva, que institui a Política Municipal de Economia Solidária.





Fonte: Tangará Repórter

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/229282/visualizar/