Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 26 de Abril de 2007 às 13:32

    Imprimir


O município de Itaúba, em Mato Grosso, é o terceiro pior colocado no país segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que utiliza dados da Prova Brasil de 2005. Os dados são referentes ao indicador de 1ª a 4ª série e o município mato-grossense recebeu nota 0,7 entre os 10 pontos possíveis.

"Essa é uma surpresa para a gente. Somos um município pequeno, mas com ensino de qualidade. Fornecemos o material didático completo e, todo o ano, damos dois conjuntos de uniformes. Aqui também os professores, alunos e a família têm atendimento psicológico na escola", afirma a chefe do Departamento de Educação, Norma Morelato. "Se for avaliar só pela Prova Brasil, é um grande erro. Não é por aí que vai saber de que modo está o nosso ensino. É preciso visitar a escola, conhecer os programas", diz.

Cuiabá obteve o índice de 3,7 no Ideb, abaixo da média nacional, que é de 4 pontos. O novo Ideb, criado pelo Ministério da Educação (MEC), mostra que dentre as 4.349 cidades avaliadas, 2.814 (64,57%) estão abaixo de 4.

A cidade de Ramilândia (PR), com cerca de quatro mil habitantes, na região de Foz do Iguaçu, recebeu a pontuação mais baixa. A nota foi de apenas 0,3. A notícia causou espanto ao secretário de Educação do município, Adilson Turato. "Na Prova Brasil [exame em que se baseia o Ideb], os estudantes tinham de preencher gabaritos. Eles não tiveram essa orientação", explicou Turato. O secretário ainda afirma que a geografia acidentada da cidade dificulta o acesso das crianças e que o transporte é precário para os estudantes do interior. "A administração investe na qualificação continuada dos professores, mas é necessário investir na outra ponta, na orientação das famílias", disse.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

O Ideb faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) lançado nessa semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, nesta quinta-feira (26), serão divulgadas as metas de cada município e estado. "Os repasses de verba também vão ser baseados nos índices. As redes que atingirem o objetivo recebem mais recursos no ano seguinte. Uma parcela extra de 50%", explica o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes. Os índices poderão ser consultados no site do Inep.

Na elaboração do indicador são levados em conta dois fatores: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono medidas pelo Censo Escolar da Educação Básica) e médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) ou na Prova Brasil. O índice avalia a qualidade da educação de 1ª a 4ª série e 5ª a 8ª do ensino fundamental e do ensino médio. Na maior parte dos casos, o município é responsável pela educação da primeira fase do ensino fundamental (1ª a 4ª séries); já o estado cuida das escolas de 5ª a 8ª e do ensino médio, em geral.

As melhores

Nas duas cidades com melhor nota no Ideb, todos os professores têm formação em ensino superior e fazem cursos de capacitação periodicamente. Ambas ficam no Estado de São Paulo.

A primeira, Barra do Chapéu, a 344 km da capital paulista, obteve Ideb de 6,8. A segunda, Dolcinópolis, a 600 km, apresentou nota 6,6. Ambas estão acima da média que o país quer alcançar em 2022, que é 6. Mesmo assim, o governo estipulou metas que exigem melhorias nessas cidades também. A primeira tem de atingir 8,1 e a segunda, 7,9.

Em Barra do Chapéu os professores das sete escolas municipais (uma urbana e sete rurais) fazem pelo menos quatro cursos de capacitação por ano. A cidade possui 4,7 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e conta com cerca de 900 alunos na educação infantil e ensino fundamental.

Na segunda colocada, Dolcinópolis, os 19 professores da rede municipal têm graduação e participam de pelo menos um curso de formação continuada por ano, durante as férias de julho. A cidade, que tem apenas 2.195 habitantes, segundo estimativa do IBGE, só possui uma escola municipal e outra estadual.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230431/visualizar/