Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 19 de Abril de 2007 às 23:16

    Imprimir


A procura nos cartórios pela regularização do título eleitoral aumentou na última semana. 92.866 (4,90%) eleitores compareceram para quitar o débito com a Justiça Eleitoral. Mas 1.803.947 eleitores ainda estão com pendências. Até o dia 26 de abril, deve sanar a irregularidade do título quem não votou nem justificou a ausência nas três últimas eleições consecutivas - o Referendo de 2005 e o 1º e 2º turnos das eleições de 2006.

Em relação ao último levantamento parcial, divulgado no dia 12 de abril, houve aumento de 1,21% no número de regularizações, ou seja, 22.908 eleitores procuraram os cartórios eleitorais na última semana. Estão desobrigados de regularizar o título aqueles para quem o voto é facultativo, como maiores de 16 e menores de 18 anos, analfabetos e maiores de 70 anos não precisam ir aos cartórios. Quem tinha 69 anos em algum dos três últimos pleitos e não justificou a ausência, precisa regularizar a situação do título.

Além do risco de perder o título, o eleitor faltoso deixa de contar com alguns direitos essenciais à cidadania. Se perder o título, a pessoa não pode tirar documentos de identidade ou passaporte, renovar matrícula em escola pública, inscrever-se em concurso público, participar de concorrências em órgãos públicos, praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, e, se for servidor público, não recebe sequer o salário correspondente ao segundo mês subseqüente ao da eleição.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/231491/visualizar/