Fundador do PP deixa partido depois de 15 anos de militância em Cáceres
A revelação surpreendeu os bastidores da política cacerense, tendo em vista que Tanaka era considerado “braço direito” do deputado federal Pedro Henry. Antes da vida pública a dupla era colega de trabalho. Juntos o ginecologista Mário Tanaka e o anestesista Pedro Henry, realizaram centenas de procedimentos cirúrgicos no hospital São Luiz.
Durante o anuncio da desfiliação, Tanaka fez questão de esclarecer que se sentiu desprestigiado pela administração municipal, mas que essa decisão não abala o seu relacionamento com o deputado. Tanaka também não descarta a possibilidade de lançar sua pré-candidatura a prefeito do município.
A desfiliação de Tanaka pode provocar um efeito dominó e, consequentemente, enfraquecimento do PP no município. A próxima baixa deverá ser a do ex-vereador Antônio Salvador da Silva. Salvador acena com a possibilidade de se filiar ao PPS, acompanhando o seu padrinho político, o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, Taisir Mamhudo Karim. Embora, não declare publicamente, nos bastidores Taisir confirma sua pretensão de candidatar-se a prefeito de Cáceres nas eleições de 2008.
A debandada não pára por ai. Vereadora de dois mandatos e atual suplente, Valdeníria Dutra Ferreira, é outra que deve deixar o Partido Progressista, em Cáceres, nos próximos dias. Ela aposta o futuro político no PSDC do ex-vice-prefeito José de Assis Guaresqui. A estratégia será fortalecer o partido para ter Valdeníria Ferreira e Alvacir Alencar, coordenador-geral da Secretaria municipal de Ação Social, como os principais puxadores de votos nas eleições municipais do próximo ano.
Comentários