Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 14 de Abril de 2007 às 10:29

    Imprimir


O ex-vereador de Cuiabá Totó Parente (PMDB) assume na segunda-feira (16) o cargo de secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, vinculado ao Ministério da Integração Nacional, com o desafio de administrar um orçamento anual de R$ 2,2 bilhões.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de ontem, por meio da portaria nº 284, assinada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

A escolha referendada por governadores e parlamentares da bancada da região embute a articulação do PMDB em verticalizar cargos dentro do Ministério da Integração Nacional.

O cargo máximo da pasta é ocupado hoje por Geddel Vieira Lima após a reforma ministerial arquitetada pelo presidente Lula.

O nome de Totó Parente foi aprovado pelos governadores Blairo Maggi e André Puccineli (MS) e membros da bancada do PMDB no Centro-Oeste.

“Minha ligação com o Estado de Mato Grosso e o bom trânsito que tenho com o PMDB e no Congresso Nacional, numa relação desenvolvida ao longo dos anos, levaram ao consenso em torno do meu nome”, avalia o novo secretário.

A Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste é responsável pela gestão do fundo de mesmo nome, o FCO, uma das principais fontes disponível de financiamento a projetos na área rural e empresarial na região.

Contudo, o descompasso entre o volume de liberações e a reserva orçamentária do FCO verificada no balanço de projetos em Mato Grosso nos últimos anos será um dos focos da atuação de Totó Parente.

A queixa comum de empresários é de que o excesso de burocracia e morosidade na análise dos projetos encaminhados ao Banco do Brasil emperra a liberação de recursos do FCO.

Parente afirma que irá agendar uma reunião com a diretoria do agente financeiro em Brasília para discutir a questão.

“O Banco do Brasil não pode atuar como um banco comum de mercado, mas sim como um banco de desenvolvimento.

Essa situação precisa mudar em benefício do crescimento da região Centro-Oeste”.

Totó descreve que outra meta será a articulação junto ao Congresso Nacional para a aprovação da criação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), projeto que tramita hoje no Senado.

Ele explica que a superintendência, caso aprovada, contará com recursos próprios para aplicação em projetos de fomento à iniciativa privada, independente do orçamento do FCO.

Na segunda-feira ele se reúne com diretores da Secretaria de Desenvolvimento para se inteirar dos projetos e políticas da área.

Totó salienta que a preocupação neste momento é impedir que o andamento dos trabalhos do órgão sofra uma ruptura com a chegada do novo gestor.

Os primeiros contatos com técnicos da secretaria foram mantidos ontem, durante visita a Brasília.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/232396/visualizar/