Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 13 de Abril de 2007 às 09:12

    Imprimir


Ameaçado pela Justiça Eleitoral e pela Mesa da Câmara de perder deputados e assessores, o PR (Partido da República) iniciou nos últimos dias uma contra-ofensiva que incluiu a apresentação de projetos de lei "preventivos" e a realização de um "jantar de homenagem" a Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da Câmara.

Tendo eleito 25 deputados federais (23 do PL e 2 do Prona), o PR tem hoje 42 deputados, boa parte oriundos de partidos de oposição que reivindicam os mandatos de volta com base na recente interpretação do Tribunal Superior Eleitoral segundo a qual o mandato pertence à legenda, não ao político.

O líder da bancada do PR, Luciano Castro (RR), apresentou dois projetos de lei que, segundo ele, estimulam a fidelidade partidária. Na prática, estabelecem mudanças a partir de janeiro de 2008, sem efeitos retroativos e, apesar de coibir em alguns casos a mudança de legenda, mantêm a brecha para o "troca-troca" entre o resultado das urnas e a posse dos eleitos.

O jantar foi promovido na noite de anteontem pelos deputados do PR e recém-filiado governador Blairo Maggi. Em meio a rodadas de uísque e vinho tinto chileno, os deputados sugeriram que contam com Chinaglia na sua cruzada. "Tenho certeza de que o governo não nos deixará na mão", disse Maggi.

Chinaglia responderá na semana que vem que a Câmara não tem competência para tratar disso. A oposição deve então ir ao STF para reaver os mandatos. O PR também trava uma disputa de bastidores para engordar seu grupo de assessores de 55 para 85.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/232587/visualizar/