Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 09 de Abril de 2007 às 09:53

    Imprimir


O segundo relatório de 2007, apresentado em Bruxelas, Bélgica, pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC – na sigla em inglês) reforça a posição dos cientistas a respeito dos possíveis impactos do aquecimento global, evidenciado pelo aumento na ocorrência de eventos climáticos extremos, como secas e tempestades em todo o mundo.

Durante a apresentação do documento, os pesquisadores comentaram as previsões feitas pelos cientistas a respeito dos impactos dos eventos climáticos sobre a vida. Ressaltaram a possibilidade de futura escassez de água e alimentos, além da extinção de um terço das espécies animais do planeta nos próximos cem anos.

O novo relatório, intitulado “Impactos, adaptação e vulnerabilidade”, estima os possíveis efeitos de um aumento entre 1,8º e 4º Celsius sobre a temperatura média do planeta na década de 80 (variação apresentada no primeiro relatório do IPCC desse ano). Desde a última segunda-feira, representantes de 120 países estiveram envolvidos na discussão sobre o documento, elaborado por cientistas para dar origem ao chamado “Summary for Policymakers” - guia científico-prático para agentes políticos em todo o mundo.

O documento analisou os impactos do aquecimento sobre os seguintes aspectos: disponibilidade de água doce no planeta, ecossistemas e suas propriedades, produção e disponibilidade de alimentos e produtos agrícolas, áreas costeiras e abaixo do nível do mar, indústria de base e sociedade e saúde humana.

Também foram analisados os efeitos das mudanças climáticas regionalmente. Está se firmando entre os estudiosos a previsão de que as populações pobres serão as mais atingidas pelas mudanças, uma vez que estão normalmente estabelecidas em áreas de risco e têm menor capacidade de adaptação frente a quaisquer mudanças drásticas.

No final da apresentação, Osvaldo Canziani e Martin Parry, cientistas e diretores do Painel Intergovernamental, reafirmaram a preocupação especial das Nações Unidas com a Ásia, onde se espera a formação de um contingente de cerca de 1 bilhão de refugiados ambientais ainda neste século.

Amazônia

O relatório apresentado pelo IPCC reafirma os prognósticos feitos pelos cientistas brasileiros a respeito da Amazônia, especialmente sobre o impacto da temperatura sobre sua biodiversidade e sobre a alteração climática na região.

Durante a divulgação do documento foi exposta a teoria de que, desde o México até a região amazônica, devem se intensificar os períodos de secas. Na Amazônia, especialmente, essa mudança brusca na pluviosidade pode comprometer completamente o ciclo de vida de todo o ecossistema e seu delicado equilíbrio.

Na análise sobre os ecossistemas, o relatório indica a possibilidade de extinção de aproximadamente 30% de todas as espécies vivas do planeta.





Fonte: Amazonia.org

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/233236/visualizar/