Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 18 de Março de 2007 às 10:52

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lança no domingo (18.03) à noite, em Cuiabá, o programa Acelera Mato Grosso. A abertura está prevista para as 18h, no Centro de Eventos Pantanal, com a presença do secretário Luiz Antônio Pagot. O programa irá capacitar inicialmente no Estado, entre os dias 19 e 23, duzentos professores da rede estadual de educação e tem como meta combater os principais problemas do sistema de ensino: os baixos níveis de aprendizagem, a repetência e a distorção idade/série.

Criado em 1997 pelo Instituto Ayrton Senna, o Programa Acelera Brasil introduz na rede educacional uma cultura de gestão eficaz, focada em resultados. Hoje cerca de 12 milhões de crianças e jovens no país não freqüentam a série escolar correspondente a sua idade. O Acelera Brasil está ajudando a mudar essa realidade, gerando uma grande economia aos cofres públicos e dando a milhares de alunos a oportunidade de experimentar o que é seu direito: aprender e passar de ano.

O Programa é adotado como política pública em cinco estados brasileiros - Goiás, Pernambuco, Tocantins, Paraíba e Sergipe – e já beneficiou, desde a sua implantação, 331.663 crianças em 429 municípios. Já foram formados pelo programa 2.654 educadores.

A melhor notícia é que o Acelera tem contribuído para diminuir a defasagem escolar nos estados. Em 1999, 39,1% dos alunos da rede pública de ensino de Goiás cursavam séries fora da sua faixa etária. Em 2005, apenas 12,8% das crianças matriculadas estavam defasadas. Graças à implementação do Acelera, a taxa de distorção idade/série no estado caiu 67,3%.

A taxa de aprovação dos alunos do Acelera em todo o Brasil, em 2005, foi de 96%, desempenho acima da média nacional no Ensino Fundamental, de 85,4%. No Programa, os alunos lêem em média 45 livros ao ano, enquanto que os brasileiros lêem em média 2 livros ao ano.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/236297/visualizar/