Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 24 de Janeiro de 2007 às 19:42

    Imprimir


O vice-ministro do Exterior da Armênia, Arman Kirakosian, expressou hoje a intenção de seu país de estabelecer relações diplomáticos com a Turquia sem nenhuma condição prévia. "O desejo da Armênia é estabelecer relação diplomática com a Turquia sem impor nenhuma condição", afirmou Kirakosian a repórteres após visitar a família armênia do jornalista Hrant Dink, assassinado em Istambul na sexta-feira.

A Turquia e a Armênia não possuem relações diplomáticas e a fronteira entre os dois países foi fechada em 1993 por conta de um conflito não resolvido no Azerbaijão, um aliado turco, na disputa por Nagorno-Karabakh. As relações já eram complicadas desde a Primeira Guerra Mundial, quando ocorreu a matança de armênios pelos turcos. "Nós somos um Estado independente há 15 anos, mas infelizmente não temos nenhuma relação com a Turquia", disse Kirakosian. "Outros países mantêm uma relação diplomática mesmo com problemas".

Milhares de turcos participaram do funeral de Dink ontem, em uma expressão da vontade por liberdade de expressão, tolerância e reconciliação entre armênios e turcos. A Turquia convidou funcionários da Armênia e líderes religiosos para a cerimônia. A Turquia entrou em contato com a Armênia para resolver o conflito territorial com o Azerbaijão e para investigar as mortes de armênios durante a queda do Império Otomano.





Fonte: AE/AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/246130/visualizar/