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Politica MT
Segunda - 25 de Março de 2013 às 09:53
Por: Débora Lemos

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O vereador de Tabaporã, Ovídio Barbosa dos Santos Neto (mais conhecido como vereador Neto - PMDB), esteve presente na manhã desta sexta-feira, dia 22, no gabinete do deputado Ademir Brunetto (PT), onde veio buscar informações sobre o Programa Mato Grosso Integrado.
 


O programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu-MT), “Mato Grosso Integrado, Sustentável e Competitivo”, contempla a execução de rodovias estaduais em 37 municípios das 12 regiões de Mato Grosso e de quatro interligações regionais que totalizam cerca de 2.100 quilômetros de estradas de chão que estão previstas serem asfaltadas até 2014, com o objetivo principal de levar desenvolvimento com sustentabilidade a todos os municípios do Estado.

 
 
Recebido pelo chefe de gabinete do deputado, Anélio Mazzocco, o vereador mostrou inquietude em relação à situação das estradas de Mato Grosso. “A grande preocupação é a dificuldade de escoamento da safra pela falta de estradas em boas condições de trafegabilidade. Outro fator que nos incomoda é a segurança dos motoristas nestas estradas, que é praticamente zero, devido a situação precária das rodovias”, destcou Neto.

 
 
Mazzocco destacou que é uma preocupação do deputado Brunetto a situação das rodovias estaduais e a falta de investimento por parte do governo. Segundo o chefe de gabinete na visão do parlamentar a principal alternativa apontada pelos deputados é o MT Integrado que para ele promoverá investimentos pesados na infraestrutura e há expectativa da resolução destes problemas. “A situação é critica em várias estradas estaduais como a MT-208 nos trechos de Alta Floresta, Nova Monte Verde e Nova Bandeirante, e da MT-010 entre tantas outras na mesma situação”, esclareceu.
 
 
 

Ainda segundo o chefe de gabinete, o deputado vê esse programa como extremamente importante para o estado, lembrando que faz tempo que o parlamentar vem alertado o governo estadual para os problemas de infraestrutura, principalmente no interior. “Se saírem do papel, algumas obras reduzirão em até 500 km determinados trajetos, aproximando pessoas e melhorando a malha viária e também o escoamento da produção agropecuária”, afirmou Mazzocco.

 
 
Foi apresentado para o vereador Neto, o mapa do MT Integrado onde o parlamentar tabaporense pode analisar o trecho que se concluído ligará o município de Tabaporã a BR 163.

 
 
As regiões contempladas pelo MT Integrado correspondem: Região Noroeste (Aripuanã, Cotriguaçu e Rondolândia); Região Norte (Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Guarita, Nova Monte Verde e Terra Nova do Norte);
 
Região Nordeste  (Canabrava do Norte, Luciara, Novo Santo Antonio, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia e São José do Xingu);  Região Leste  (Araguaiana, Araguainha, Campinápolis, Nova São Joaquim, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu); Região Sudeste (Gaúcha do Norte e Tesouro); Região Sul (Nova Brasilândia e Planalto da Serra); Região Sudoeste (Reserva do Cabaçal e Vale de São Domingos); Região Oeste (Porto Estrela); Região Centro-Oeste (Nova Maringá e São José do Rio Claro); Região Centro (Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato); Região Noroeste II T(Tabaporã); Região Centro Norte  (Cláudia, Feliz Natal e União do Sul).

 
 
Contudo, o chefe de gabinete alertou o vereador da dificuldade do programa sair do papel, visto que o uma decisão do Tribunal de Contas do Estado determinou a suspensão de 14 editais licitatórios que compõem o Programa MT Integrado. A medida, proposta por auditores da Secretaria de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia do TCE-MT que fazem o acompanhamento simultâneo do exercício de 2013 da Setpu avaliaram que nos editais das concorrências referentes à pavimentação de rodovias. Marcadas para a próxima segunda-feira, 25/03 foram apuradas irregularidades que demonstram ausência de transparência pela não utilização de todos os meios de comunicação, falhas graves nos projetos de engenharia e falta de clareza na planilha de custos.
 
 
 
 
Em conversa com o parlamentar sobre o assunto, Brunetto foi categórico em afirmar a necessidade de haver maior transparências nos processos licitatórios realizados pelo governo estadual. “Infelizmente a decisão adia novamente o sonho da população em ver as estradas de Mato Grosso em condições de trafegabilidade, mas vamos aguardar a decisão do TCE – MT que analisará os processos na próxima sessão ordinária, na esperança de ser resolvido estas pendências o quanto antes e assim trabalharmos pela  melhoria da qualidade de  vida de nossa população”, enfatizou o deputado.





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