Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 20 de Janeiro de 2007 às 22:19

    Imprimir


DAMASCO - O presidente da Síria, Bashar al-Assad, afirmou neste sábado em reunião com o chefe da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, que o diálogo é "o único idioma" para a formação de um governo de união nacional palestino.

Segundo um comunicado presidencial, Al-Assad ressaltou a necessidade de que o povo palestino se comprometa nesta etapa pela qual atravessa a renunciar à luta entre ambas as facções e fortalecer o "tecido nacional".

Em meados de dezembro passado, começou um confronto entre as principais facções palestinas, o Hamas e o Fatah, depois que Abbas, líder desta segunda formação, anunciou a realização de eleições presidenciais e parlamentares antecipadas.

O presidente sírio acrescenta na nota a disposição de seu país a apoiar qualquer acordo que alcancem os palestinos.

O presidente da ANP expressou seu compromisso pela paz, "que levará ao fim da ocupação, ao estabelecimento de um Estado palestino independente com capital em Jerusalém e à restauração dos direitos palestinos", acrescenta o comunicado oficial divulgado em Damasco.

Segundo várias fontes palestinas, Abbas poderia se reunir neste sábado com o máximo representante do Hamas, Khaled Mashaal, chefe do escritório político desta organização e que vive exilado em Damasco.

O líder palestino não descartou esta possibilidade, mas também não fez um anúncio oficial da mesma. Abbas, que chegou neste sábado a Damasco, deve permanecer dois dias na Síria. As conversas entre os dois dirigentes também tiveram a participação do vice-presidente sírio, Farouk al-Shara, e o ministro de Exteriores sírio, Walid al-Moualem.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/247078/visualizar/