Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 21 de Março de 2013 às 16:43

    Imprimir


Conhecido nacionalmente como “O Homem das Diretas Já”, Dante Martins de Oliveira foi a maior liderança de Mato Grosso nas décadas de 80 e 90. A afirmação é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), que em seu discurso durante o lançamento da biografia do ex-governador nesta quinta-feira (21), na sede do legislativo estadual, citou que Dante “não foi, ainda é importante para o Estado”.

 
 
Segundo Riva, Dante de Oliveira foi um grande estadista e além de um ótimo político, foi um exemplo de cidadão mato-grossense. “Tudo que for feito para mostrar a história desse grande homem, é pouco, pelo que representa para Mato Grosso. Sem dúvida nenhuma, Dante de Oliveira foi a maior liderança política, a maior expressão do Estado, nas décadas de 80 e 90. Cumpriu um papel muito importante, por isso ficamos honrados em receber o lançamento do livro nesta Casa de Leis, onde inclusive o prédio leva o seu nome”.

 
 
Riva aproveitou o lançamento do livro para lembrar o período em que atuou junto com Dante de Oliveira, que governou o Estado de 1995 a 2002 pelo PSDB. “Era humilde, manteve a sua rotina e a forma de tratar as pessoas mesmo depois que se tornou chefe do Palácio Paiaguás. Fiquei muito mais próximo ao saudoso Dante de Oliveira depois que encerrou a sua administração e o conheci como cidadão. Mato Grosso deve muito a iniciativa e coragem dele em tomar decisões, como foi na privatização da Cemat, quando o acompanhei na reunião que foi concluída a negociação, no Rio de Janeiro, e este disse que aquele seria o momento em que o Estado retomaria seu caminho”, contou o presidente da Assembleia Legislativa, que recebeu um livro para destinar ao Instituto Memória da Casa de Leis.

 
 
Dante de Oliveira ficou conhecido em todo o Brasil pela autoria da proposta de emenda a constituição nº 5, de março de 1983, que previa a realização de eleições diretas para a presidência da República do ano seguinte, após 20 anos de ditadura militar. Mesmo não sendo aprovada, o movimento das “Diretas Já”, foi uma das maiores mobilizações civis do país.

 
 
A biografia de Dante de Oliveira foi escrita pelo cientista político e professor da Universidade de Brasília (UNB), Paulo Kramer, que relatou trechos da infância, adolescência e a trajetória política do ex-governador. A publicação faz parte da série “Perfis Parlamentares”, desenvolvido pela Câmara dos Deputados.

 
 
O autor da biografia disse que se inspirou a escrever a história de Dante de Oliveira após uma conversa com o deputado federal Wellington Fagundes (PR). “Perguntei ao parlamentar qual o político mais importante que Mato Grosso já teve e ele disse prontamente que foi Dante de Oliveira. Por isso, fui conhecer a história do ex-governador”, comentou.

 
 
Paulo Kramer argumentou a importância de Dante de Oliveira no processo de redemocratização. “Os leitores podem encontrar um dos modelos mais éticos da vida pública do país nesta biografia”, justificou.

 
 
Ex-deputada federal e viúva do ex-governador, Thelma de Oliveira (PSDB) contou que o livro conta a história de um grande líder, um estadista. “É uma grande homenagem, o Dante de Oliveira contribuiu para a história do Brasil. Foi um homem que pensava no bem comum, tinha compromisso com a população. O livro conta a sua infância, juventude e como se inseriu na vida pública. A família está extremamente emocionada com esse reconhecimento ao saudoso Dante”.
 
 
Sobrinho do ex-governador, o vereador por Cuiabá, Leonardo Oliveira (PSDB), disse que além da homenagem ao tio, é importante unir forças para lançar o Memorial Dante de Oliveira. O projeto prevê sua criação no Parque Mãe Bonifácia. “Estou na vida pública por conta dele, ver o que tinha em mente, vontade política. Transformou a política brasileira, dando esperança à população do país. Dizem que Dante foi um homem de sorte, mas na verdade foi de coragem e determinação. Pedimos para o Governo do Estado e Assembleia Legislativa colocar em prática o projeto que é do povo de Mato Grosso”.

 
 
TRAJETÓRIA - Dante Martins de Oliveira nasceu em Cuiabá, no dia 06 de fevereiro de 1952. Cursou Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Elegeu-se deputado federal em 1978, foi prefeito por dois mandatos, ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário e duas vezes governador. Faleceu aos 54 anos em julho de 2006.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/25027/visualizar/