Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 02 de Janeiro de 2007 às 08:19

    Imprimir


Um geólogo americano quer eliminar a "arbitrariedade na leitura do confuso livro da história" do planeta Terra. Liderando o estudo batizado de Earthtime ("Tempo da Terra", em inglês), Samuel Bowring, pesquisador do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos EUA, pretende estabelecer datas precisas para os principais eventos na evolução da vida.

Segundo ele, isso pode ser importante para saber, por exemplo, como surgiram os primeiros animais, como aconteceram as grandes extinções e a influência do clima na biologia. "Uma coisa que aprendemos foi que grandes mudanças no clima, grandes extinções, acontecem em escalas de tempo muito reduzidas. Se quisermos entender o que aconteceu, precisamos ter a cronologia mais precisa que pudermos", disse Bowring, 53 anos, ao jornal Folha de S.Paulo.

Segundo a Folha, hoje os cientistas já têm como fazer datações absolutas de rochas (com margem de erro de 100 mil anos) a partir de minúsculos cristais de zircão. Esse mineral é encontrado em cinza vulcânica e contém de urânio que decaem (se transformam) em átomos de chumbo com a passagem do tempo a uma taxa conhecida, facilitando a marcação cronológica. presente em cinza vulcânica. O processo é utilizado por vários laboratórios do mundo.

O objetivo de Earthtime, segundo Bowring, é acertar os padrões de utilização desse mineral e estabelecer datas absolutas para "recalibrar radicalmente a história da Terra até a origem dos animais".





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/251186/visualizar/