Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quarta - 20 de Março de 2013 às 15:18

    Imprimir


Foto: techtudo.com.br
Ilustrativo

Ilustrativo

A Fifa anunciou que pretende utilizar o "passaporte biológico" na luta contra o doping na Copa do Mundo de 2014 e também na Copa das Confederações deste ano, ambas competições que serão realizadas no Brasil. O sistema de identificação de doping cria um perfil hematológico que permite perceber alterações no organismo de cada jogador, o que facilita a identificação do uso de substâncias proibidas.

Segundo a entidade máxima do futebol, a ideia é realizar exames de urina e sanguíneos em todos os jogadores que disputarem os torneios. "Os exames serão realizados dentro e fora das competições", divulgou a Fifa em comunicado.

Em 2011, a Fifa realizou um piloto do projeto ao testar o "passaporte" em alguns jogadores que disputaram o Mundial de Clubes. Mais de 170 atletas foram testados fora da competição naquele ano, enquanto, em 2012, 184 jogadores de equipes classificadas para o Mundial foram testados.

"Nós testamos isso nos Mundiais de Clubes em 2011 e 2012, e continuaremos com os exames de sangue na copa das Confederações, sem o anúncio prévio aos jogadores", declarou Michel D’Hooge, diretor do comitê médico da entidade. "É um compromisso nosso que todos os jogadores que estiverem no Brasil em 2014 tenham um "passaporte biológico"", completou.

Além do anúncio da utilização do "passaporte" nos dois torneio no Brasil, a Fifa também divulgou que desenvolve um projeto para incluir exames de hormônios nos testes – projeto este que é conduzido em parceria com a agência mundial antidoping (Wada).

John Fahey, presidente da Wada, elogiou a postura da Fifa, em encontro realizado com o presidente da Fifa, Joseph Blatter. "Estamos muito satisfeitos com o compromisso da fifa em usar o ‘passaporte’", declarou.





Fonte: UOL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/25159/visualizar/