Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 30 de Novembro de 2006 às 23:51

    Imprimir


A secretária de Educação de Mato Grosso, Ana Carla Muniz, participa hoje (30) e amanhã (01.12), em São Paulo (SP), da quarta reunião ordinária deste ano, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A solenidade de abertura ocorreu esta manhã e contou com a participação do Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Ainda participam da reunião ordinária, os secretários de Educação dos outros estados da Federação, do Distrito Federal e diretores de escolas estaduais de todo o Brasil, vencedores do Prêmio Nacional de Gestão Escolar/2006.

Por telefone, Ana Carla relatou que a reunião servirá para discutir os avanços e as perspectivas do regime de colaboração entre União, Estados e Municípios, a expansão do Ensino Médio e qualificação de profissionais da Educação. “Além de comemorar os 20 anos do Consed e o Prêmio Nacional de Gestão Escolar, esses dois dias serão de debate profícuo da colaboração entre Estado, União e municípios. Parcerias essas, que levaram o País a um importante avanço na área Educacional”, disse Ana Carla.

Entre os avanços está a elaboração do projeto de lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional logo após a aprovação da PEC. “O Fundeb substituirá o Fundef e, ampliará o financiamento para a Educação Infantil e Média”, observou a secretária.

Ana Carla destacou um outro avanço, a substituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc). “O Saeb avaliava o rendimento dos alunos, mas por amostragem. Já o Anresc é uma avaliação universal e dá a unidade escolar a possibilidade de detectar os problemas e saná-los”, esclareceu.

A secretária de Mato Grosso citou ainda que a discussão da lei no que tange a qualificação dos profissionais da Educação é outro ganho para a Educação. “A entrada do Governo Federal na formação profissionais, contribuirá para a melhoria da qualidade da educação”.

Prêmio de Gestão Escolar

Também participa da reunião, a diretora da Escola Estadual “Luiza Nunes Bezerra”, no município de Juara, Marli Solangela Tardio Dutra. Ela é uma dos 26 diretores escolhidos para o Prêmio Nacional de Gestão Escolar. Ao todo, 2.730 gestores de todo Brasil concorreram ao prêmio.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257174/visualizar/