Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 30 de Novembro de 2006 às 15:45

    Imprimir


Pequenos produtores de assentamentos, médios e grandes proprietários - como sojicultores - demonstram interesse em investir no programa de reflorestamento que deve se concretizar na região Sul de Mato Grosso através da parceria entre as empresas dos grupos mineiros Plantar e Santos e Dias com o Governo do Estado, prefeituras e a classe produtora. A apresentação da proposta atraiu um público diversificado em reunião nesta quarta-feira (29.11), no auditório da Secretaria de Saúde de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá). A expectativa é promover o plantio de cerca de 30 mil hectares de eucalipto na região, neste período chuvoso.

O secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Cloves Felício Vettorato, aposta na atividade como uma “excelente” alternativa de diversificação. A iniciativa de atrair novas alternativas de impacto econômico, destaca Vettorato, faz parte das metas do governo Blairo Maggi que já está trabalhando no novo modelo de gestão, através dos consórcios de desenvolvimento regionais. A proposta é desenvolver ações conjuntas. “O MT Regional é um programa de ações integradas das secretarias e dos parceiros”, explica.

O auditório lotado surpreendeu o secretário de Agricultura e Pecuária do Município, Adão Hipólito Garay da Silva, que iniciou em 2005 o projeto local de reflorestamento, onde destaca o plantio de eucaliptos como uma alternativa de diversificação de atividade e geração de renda nas pequenas propriedades. O projeto visa fazer com que cada família de assentados destine um hectare da área para o plantio de eucalipto e produza ao menos a madeira necessária para o consumo. A Prefeitura de Rondonópolis ofereceu cursos para os interessados. A expectativa do secretário é registrar demanda suficiente para realizar cursos mais amplos de aproveitamento da madeira.

Os representantes das empresas mineiras enfocaram nas palestras aos produtores reunidos a importância sócio-econômica do setor florestal no mundo inteiro, destacando que 53% da produção atende o mercado de energia e outros 47% vai para a transformação industrial. A terra e a madeira, comparam os palestrantes, “são ótimos investimentos a longo prazo”.

A reunião contou com a presença do ex-governador do Estado e diretor da Aprosoja, José Rogério Salles, o presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Olavo Aguiar, representantes de órgãos estaduais e municipais ligados à produção agrícola e ao meio ambiente e produtores - desde aqueles dedicados à agricultura familiar até importantes produtores de grãos da região.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257244/visualizar/