Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 11 de Março de 2013 às 13:02
Por: Valérya Próspero/Jacques Gosch

    Imprimir


Com posse marcada para o próximo dia 4 de abril, a presidente eleita da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat), vereadora por Colíder Ismaili Donassan (PSD), pontua que o principal desafio de sua gestão é fazer com que os vereadores tenham o trabalho reconhecido pelo Governo do Estado. Por isso, já procurou o governador Silval Barbosa (PMDB) para reivindicar que o peemedebista abra sua agenda para receber vereadores de Mato Grosso. “Não adianta pegar microfone e dizer que é o vereador que elege o governador do Estado, o deputado, e nós não termos esse reconhecimento”, avalia.

 

   Outra situação enfrentada pelos parlamentares, que Ismaili pretende mudar, é a relação existente com o Executivo. Segundo ela, os vereadores acabam sendo mais “assistentes sociais” do que fiscalizadores dos prefeitos. Na sua avaliação, os vereadores viram “reféns” dos gestores pelo fato de o Legislativo não ter condições de viabilizar inserção na mídia como fazem os gestores. “Por isso, os parlamentares têm medo de ser exposto a acusações sem o direito de resposta. Quando o vereador estiver fortalecido, ele vai ter vez e voz no seu município”, defende.

   Ismaili também reclama do orçamento da Ucmmat, que considera pífio, no valor de R$ 62 mil. A vereadora, entretanto, garante que não vai travar as ações por conta disso. “Vamos fazer com que o governo do Estado e a Assembleia Legislativa sejam companheiros. A parceria supera a falta de recursos” afirmou.

   Entre as ações que Ismaili pretende executar à frente da Ucemat estão a realização de encontros regionais de vereadores e campanha para que mais Câmaras Municipais participarem da Ucmmat, já que atualmente apenas 96 das 141 estão associadas. “Para que possamos ter uma classe valorizada, não depende só da Ucmmat. Cada Câmara, cada vereador, tem que fazer o seu papel”, concluiu.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/26009/visualizar/