Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 10 de Março de 2013 às 08:50
Por: Lucas Bólico

    Imprimir


Foto: Lucas Bólico
Jurista Humberto Theodoro Junior

Jurista Humberto Theodoro Junior

O jurista Humberto Theodoro Junior, considerado um dos maiores doutrinadores da área do Direito Processual Civil brasileiro, proferiu a aula inaugural da Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso na noite de sexta-feira (8) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso. Antes de falar com o público, Theodoro concedeu entrevista ao Olhar Jurídico e abordou temas como o exame da Ordem dos Advogados do Brasil. 

De acordo com o mestre em Direito, o exame da ordem deve ser encarado como uma vitória da categoria e de toda a sociedade. “O advogado, a final de contas, é o instrumento de defesa direto da vida jurídica das pessoas, se esse instrumento falhar, a defesa vai ser comprometida na hora de chegar na sentença judicial”, argumenta. 

“O exame de ordem é uma conquista da própria da classe. Acho que quem é contra isso pode ter interesses econômicos na atividade de ensino, mas não na atividade profissional”, conclui o doutrinador. Na ótica de Theodor, o Brasil sofre com o excesso de ensino jurídico, e o exame é a ferramenta para manter o mínimo de qualidade no mercado. 

“O país passou por uma exacerbação da exploração do Direito, no sentido da educação e da formação do profissional. Então o Brasil chegou a um exagero de ter mais faculdades de Direito que o mundo inteiro”, afirma. “Então é muito difícil admitir que com um volume desse de oferta de ensino, que saia todo mundo em condições ideiais e adequadas para o exercício da profissão. Cabe à Ordem, que defende a profissão, que defende a qualidade da prestação advocatícia”, explica.

Aula inaugural foi acompanhada por advogados, estagiários, profissionais do direito, acadêmicos e estudiosos. Humberto Theodoro Júnior é advogado, magistrado aposentado, professor doutor e autor de diversas obras, entre elas o Curso de Direito Processual Civil; Código de Processo Civil Anotado; Processo Cautelar: com análise das reformas do CPC; Direitos do Consumidor; entre outros.

“Do ponto de vista do direto processual, que é o meu ramo, eu reputo essa escolas [ESA] uma fundamental importância no aprimoramento da técnica e da constitucionalização da atividade desenvolvida na prestação jurisdicional. O mundo do Direto voltado para a jurisdição é hoje o ponto alto de toda a ciência processual , da ordem jurídica porque nós passamos, de um tempo curto pra cá, a ver tudo por uma ótica constitucional”, avalia. 

Durante todo o mês de março estão previstos vários cursos certificados pela ESA/MT voltado especialmente para os advogados e estagiários. No dia 13, às 19h, haverá minicurso em parceria com a Comissão de Direito da Mulher com o tema “Coaching – Aumentando sua performance para o sucesso na carreira profissional”. A palestrante será Sônia Regina Guimarães Fonseca.

Na segunda quinzena (15 e 16 de março) haverá Curso de Gestão de Escritório para 250 jovens advogados com até cinco anos de inscrição, no auditório da OAB/MT. No primeiro dia será das 19h às 22h30 e, no segundo, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Nos dias 21 a 23 de março será realizada a segunda edição do Curso sobre Recursos Especial e Extraordinário com Luciana Monduzzi, assessora jurídica da vice-presidência do TJMT. Nos dias 21 e 22 o horário será das 19h às 22h e no dia 23, das 8h às 13h.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/26105/visualizar/