Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 28 de Outubro de 2006 às 03:35

    Imprimir


Seis policiais foram feridos em confrontos nos bairros conflituosos da periferia de Paris na noite passada, durante a qual também foram incendiados dois ônibus e pelo menos 20 carros, no primeiro aniversário da onda de violência de 2005 na França.

A Polícia, entretanto, disse que foi uma "noite relativamente tranqüila". Um comunicado o Ministério do Interior anunciou que houve "poucos incidentes". Foram detidas 25 pessoas, 21 delas na região de Paris.

No bairro de Bosquets, da cidade de Montfermeil, na periferia norte de Paris, no departamento de Seine-Saint-Denis, cerca de 30 jovens encapuzados enfrentaram a Polícia, pouco antes de meia-noite.

Os distúrbios começaram com um carro da Polícia sendo apedrejado, segundo as fontes policiais, que confirmaram que pelo menos cinco outros veículos foram incendiados no bairro.

Só em Seine-Saint-Denis 20 carros foram queimados antes de meia-noite. Dois ônibus também foram incendiados na cidade de Blanc-Mesnil, sem registro de feridos.

Um dos ônibus foi atacado no fim da tarde de sexta-feira. Dois homens encapuzados armados e com galões de gasolina obrigaram os 15 passageiros e o motorista a sair do veículo antes de provocar o incêndio, relatou a Polícia.

A queima do segundo ônibus aconteceu uma hora e meia depois, em outro ponto da mesma localidade. Dez pessoas encapuzadas quebraram as janelas e lançaram coquetéis molotov dentro dele.

O prefeito de Blanc-Mesnil, Daniel Feurtet, insistiu em afastar o caso dos distúrbios do ano passado. Ele disse que o policiamento foi normal durante a noite.

No entanto, as autoridades tinham anunciado um reforço de 4 mil policiais e gendarmes nos bairros conflituosos do país, especialmente na periferia de Paris, para reforçar a Polícia local e proteger os cidadãos.

Seis ônibus foram incendiados na França nos últimos dois dias.

Na onda de distúrbios do ano passado, mais de 10 mil veículos, em sua maioria carros particulares, foram queimados. Mais de 300 edifícios públicos ou privados foram alvo de vandalismo.

Ontem, mais de mil pessoas participaram de uma passeata silenciosa em Clichy-sous-Bois (periferia norte de Paris), onde há um ano dois adolescentes morreram eletrocutados ao se esconder num transformador elétrico quando achavam que estavam sendo perseguidos pela Polícia.

A morte dos dois detonou uma onda de distúrbios que durou três semanas em dezenas de bairros das principais cidades da França, que levou ao Governo a decretar temporariamente o estado de emergência.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/265031/visualizar/