Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 27 de Outubro de 2006 às 17:42

    Imprimir


O Consellho da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT) está reunido neste momento. Um dos assuntos em pauta é o Congresso da União Internacional dos Advogados (UIA), entidade sediada em Paris, que este ano será realizado no Brasil.

A UIA congrega mais de 200 Ordens, colégios e federações de advogados em todo o mundo (representando quase dois milhões de profissionais). O 50º Congresso internacional começará terça-feira (31), na cidade de Salvador (BA). O evento reunirá as experiências de juristas de mais de 70 países, com a realização de seminários, palestras e reuniões para debater desde o Direito Civil ao Direito das Comunicações, Direito Internacional e os novos ramos do Direito. Durante o evento, que só se encerrará no dia 4 de novembro, tomará posse na Presidência da UIA o advogado brasileiro Paulo Lins e Silva.

O presidente da OAB em Mato Grosso, Franciso Faiad, deve anunciar ainda hoje se Mato Grosso enviará representante para o Congresso Internacional da UIA.

Fundação

A UIA foi fundada em 1924, em Paris, por um grupo de advogados europeus convencidos da necessidade de os profissionais da advocacia estabelecerem contatos internacionais. Hoje, congrega mais de 200 entidades, entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil. A União Internacional dos Advogados tem voz na Organização das Nações Unidas (ONU) em temas relativos a direitos humanos, direitos políticos e aqueles que dependam de orientação jurídica. Participa também, com voz e como órgão de consulta, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à Organização Mundial do Comércio (OMC).

A abertura do Congresso será realizada às 18h da terça-feira (31) no Teatro Castro Alves, em Salvador, com a presença do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, e do presidente nacional da OAB, Roberto Busato.

Das mil inscrições confirmadas até esta sexta-feira, 800 são de advogados estrangeiros. O congresso anterior da entidade (a 49ª edição) foi realizado em agosto de 2005 em Fes, no Marrocos.

A posse do brasileiro Paulo Lins e Silva como presidente da UIA se dará na sexta-feira (03).





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/265079/visualizar/