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Cidades/Geral
Terça - 24 de Outubro de 2006 às 14:13

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A Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, lançará em Cuiabá, nesta quarta, 25/10, às 09h na Fiemt (Federação de Indústrias do Estado do Mato Grosso), o Programa de Integração Intra-Regional da Amazônia que tem como principal objetivo aumentar a competitividade econômica dos produtos dos estados que compõem a região amazônica.

Segundo o diretor-geral da ADA, Djalma Mello, o setor empresarial da região ainda desconhece o potencial produtivo da Amazônia e acaba buscando mercado em outras regiões. Na pesquisa preliminar do documento de elaboração do Programa, a ADA identificou desníveis na relação intra-regional. O Amazonas, por exemplo, consome carne bovina de Goiás e Minas Gerais, quando o Pará é o quarto maior produtor desse setor no país. Quando o assunto é relação de compras a pesquisa mostra que o Amazonas, por exemplo, compra mais produtos de São Paulo e Rio de Janeiro do que de qualquer outro estado da Amazônia e que Rondônia vende mais grãos para o sudeste do que ao norte. “Isso acontece porque o mercado da Amazônia é desorganizado e ainda há um profundo desconhecimento do que é produzido aqui”, ressalta Mello.

Além de mostrar um panorama dos setores dinâmicos de cada estado e a capacidade de incremento no PIB regional, o Programa de Integração Intra-Regional pretende aumentar a geração de emprego e renda regionais e proporcionar as oportunidades de melhoria da inclusão social.

O diretor-geral da ADA, Djalma Mello, explica que a intenção é que o Programa seja implementado ainda este ano. Começando pelo Pará, a ADA em parceria com as Federações de Indústrias dos nove estados da Amazônia Legal, começam a realizar reuniões estaduais envolvendo os diversos setores da sociedade, principalmente agentes de Governo e setor empresarial para compartilhar os dados e definir as ações necessárias para dinamizar o mercado regional. “Vamos formar uma base de dados que congregue todas as informações sobre os setores dinâmicos da economia de cada estado, inclusive as dificuldades de logística, recursos humanos, etc que dificultam a relação comercial intra-regional da Amazônia. Essa base de dados vai poder ser acessada desde o pequeno até o grande empresário que queira saber sobre um determinado produto de seu interesse, quem produz, a que custo e como fechar negócio”, finaliza o diretor.





Fonte: 24HorasNews

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