Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 24 de Outubro de 2006 às 07:52

    Imprimir


Esta é a primeira vez que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) abre espaço para os voluntários nas eleições. O atual presidente do órgão, desembargador Antônio Bitar, lançou a idéia no dia em que tomou posse, no mês de abril, e os resultados já podem ser percebidos. Nessas eleições, cerca de 20% dos 24 mil mesários do Estado se ofereceram para trabalhar no dia da votação.

Barra do Garças foi o primeiro município de Mato Grosso a encabeçar a idéia, a meta era conquistar 50% de adeptos ao voluntariado ou 400 mesários, o que de fato ocorreu. Em Cuiabá a adesão foi de 1500 pessoas. Na 51ª Zona Eleitoral, que atende a região do CPA, 50% dos 1000 mesários necessários eram voluntários, e esta foi a Zona que mais teve êxito na Capital.

Os números são tidos como uma vitória para o TRE, que em todos os pleitos enfrentam dificuldades para completar o quadro de trabalhadores na votação. Para se ter uma idéia, do total de cartas convocatórias que o Tribunal envia para preencher o quadro de mesários, 25% retornam por estarem com o endereço incorreto. Ainda há o pedido de dispensas da convocação e os que simplesmente faltam no dia. “Na 54ª Zona, que atende a região Central de Cuiabá, a média é de 40% de faltosos em todas as eleições”, revela Josiane Mara, chefe de cartório da Zona eleitoral de Cuiabá.

O bom resultado do projeto ‘Mesário 100% voluntário, Juina Bom Exemplo’ se deve principalmente ao engajamento do juiz eleitoral da Comarca que fez parcerias e ofereceu uma troca pelo trabalho voluntário. “Além dos dois dias de folga que os voluntários tem direito, o juiz concedeu certificados aos alunos de faculdades que servem como hora extra-curriculares. Ele ainda criou uma cartilha e palestrou para eles, os assuntos abordados são úteis até mesmo para prestar concursos públicos”, explica a chefe de cartório, Alice Marques.

Com o resultado o presidente do TER já prepara novas estratégias para conquistar novos adeptos. “Pretendo abri as inscrições para voluntários já no recadastramentos dos eleitores, ou seja, assim que se encerrar a apuração desse segundo turno”, adianta. “Se em um curto espaço de tempo conseguimos esses números teremos muito mais sucesso a longo prazo”, imagina. “Espero que o bom exemplo de Juina seja copiado pelo estado inteiro e até mesmo pelo Brasil a fora. Juina está de parabéns pelo exemplo de cidadania”, completa Bitar.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/266254/visualizar/