Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 24 de Outubro de 2006 às 07:47

    Imprimir


Lula e Alckmin participam de terceiro debate promovido por uma rede de TV Pouca exposição de propostas e muita troca de acusações marcaram o terceiro debate entre os candidatos à Presidência promovido por uma rede de televisão.

O presidente Luiz Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, e o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, se encontraram na noite desta segunda-feira em um debate promovido pela TV Record. Os dois já haviam participado de debates promovidos pela TV Bandeirantes e pelo SBT.

O clima agressivo entre os candidatos transpareceu até na platéia presente no estúdio da TV Record. Diversas vezes o mediador, Celso Freitas, foi obrigado a pedir que o público não se manifestasse.

Economia, política externa e os escândalos de corrupção envolvendo o governo foram alguns dos temas abordados pelos candidatos.

Lula foi o primeiro a falar e abriu o debate listando algumas realizações de seus quatro anos de governo e lembrando que era "o décimo debate" do qual participava em campanhas eleitorais no país.

Alckmin adotou um estilo mais agressivo já nas considerações iniciais, citando o que considera "duas marcas deste governo: parado na economia e acelerado nos escândalos".

Escândalos

Conforme sorteio, Alckmin foi o primeiro a perguntar. O candidato tucano questionou Lula sobre os escândalos em seu governo, lembrando que há "cinco ministros denunciados pelo Ministério Público, pela Justiça ou pela polícia". "É coincidência tudo isso?", perguntou Alckmin.

Lula voltou a dizer que a diferença entre seu governo e os anteriores é que "não há nenhuma denúncia" que não seja apurada. "Ministério Público no meu governo não engaveta nenhuma denúncia", disse o presidente.

"Não é verdade", disse Alckmin na réplica. "Tudo isso surgiu porque a imprensa denunciou, o Roberto Jefferson (deputado cassado) levou ao conhecimento."

Lula afirmou que o deputado Jefferson "foi cassado por falta de decoro parlamentar". "Não conseguiu provar", disse.

Lula perguntou a Alckmin onde pretendia cortar gastos, se "em salários ou investimentos".

O candidato tucano disse que iria cortar "primeiro na corrupção". Afirmou também que iria reduzir gastos supérfluos.

Política externa

O presidente Lula perguntou a seu adversário que política externa ele "pensa para o Brasil".

Alckmin fez críticas às medidas do governo Lula na área, como "acordos bilaterais mínimos" e o "retrocesso" do Mercosul, além da atuação no caso da nacionalização dos hidrocarbonetos da Bolívia, que prejudicou a Petrobras. "A posição do governo brasileiro foi dúbia, foi omissa", disse Alckmin, afirmando que pretende "colocar o interesse nacional á frente dos interesses ideológicos" e "aprofundar a inserção internacional do Brasil".

"Conheço muita gente boa na área de política externa dentro do PSDB, mas parece que esse pessoal não está trabalhando contigo, Alckmin", afirmou Lula na réplica. O presidente disse que, em seu governo, "pela primeira vez o Brasil passou a ser protagonista, e não coadjuvante" em relação à política externa. "Depois que criamos o G20, poucas reuniões no mundo acontecem sem que o Brasil seja convidado a dar sua opinião."

"Nada saiu do papel, só viagem, viagem, viagem", afirmou Alckmin, na tréplica.

Perguntas de jornalistas

Em um dos blocos, jornalistas presentes ao debate fizeram perguntas aos candidatos.

A jornalista Adriana Araújo, da Record, pediu que Lula apontasse a principal qualidade de seu adversário.

"Eu via mais virtudes no Alckmin antes dos debates", disse o presidente.

Para Alckmin, a jornalista pediu que apontasse seu principal defeito como homem público.

"Certamente que tenho muitos defeitos. Roubar não", disse Alckmin. "Também não jogo culpa nos outros, se alguém errar no meu governo, fui eu que errei.", disse.

O jornalista Bob Fernandes, do Portal Terra, perguntou a Lula sua opinião sobre o controle público dos meios de comunicação.

Lula disse que "os meios de comunicação vão ser democratizados cada vez mais", principalmente com a TV Digital.

Em seu comentário, Alckmin criticou Lula por não ter participado de debates no primeiro turno e afirmou que defende a liberdade de imprensa.

Lula disse que, apesar de considerar a sim mesmo "o resultado da liberdade de imprensa", seria "hipocrisia não dizer que há momentos em que os meios de comunicação abusam de seu poder".

Fernandes perguntou a Alckmin como o candidato pretende reverter a desvantagem que tem em relação a Lula, segundo institutos de pesquisa.

Alckmin afirmou que no primeiro turno as pesquisas indicavam vitória de Lula, mas mesmo assim houve segundo turno.

"É preciso ter muito cuidado (em relação às pesquisas)", disse. "A população já nem dá mais bola."





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/266256/visualizar/