Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Sábado - 02 de Março de 2013 às 17:19

    Imprimir


Até a Copa do Mundo de Futebol em 2014, áreas essenciais como saúde, infraestrutura e turismo devem estar preparadas para receber um público estimado de 74 mil pessoas que circularão na Capital e Várzea Grande durante os 30 dias de evento. O setor de saúde será um dos mais demandados pela população flutuante e tem os maiores desafios dos governos municipal e estadual, pois gargalos como o déficit em leitos de enfermaria e internação já são problemas enfrentados pelos moradores das duas maiores cidades do Estado.
 
Mais 3 UPAs estão sendo pleiteadas para as 2 cidades, sendo 2 em Cuiabá. O superintendente de hospitais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Fabio Liberali diz que o projeto é direcionar uma unidade para a região do Verdão e outra para o Coxipó, caso seja aprovado pelo governo federal. Na rede pública de saúde existe a necessidade de ampliação do número de leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O déficit atual é grande, mas não será coberto. Fabio explica que nem todas as necessidades atuais da população poderão ser atendidas em função da Copa do Mundo.
 
O Hospital Municipal e Pronto-Socorro (HMPSC) tem 10 leitos e receberá mais 25 até julho. O Hospital Geral Universitário (HGU) passará de 12 para 22 e o Hospital Santa Casa de 6 para 10. A meta é abrir ao todo 100 leitos de retaguarda, entre UTI e enfermaria nas unidades de saúde.
 
Grupos de trabalho envolvendo a Prefeitura de Cuiabá e o governo estadual debatem e preparam ações para organizar a cidade-sede em Mato Grosso para o evento de futebol. Ao todo 9 Câmaras Temáticas formadas pela Secretaria Extraordinária Copa do Mundo Fifa 2014 para traçar planos de ações específicas.
 
O gestor governamental Paulo Fernandes Rodrigues coordena a Câmara de Transparência e informa que até o final do ano os planos serão afinados para serem aplicados na prática. Existem ainda ações sendo desenvolvidas para a tecnologia de informação, segurança, turismo, educação, cultura, esporte, ação social, meio ambiente e área tributária.
 
A coordenadora da Câmara Temática de Saúde, Maria Conceição Villa, diz que o plano tem 2 focos de atuação com atenção e vigilância à saúde. A ampliação da capacidade de atendimento em urgência e emergência é uma das principais ações em desenvolvimento. Com base na Olimpíadas Escolares realizada em novembro na Capital, o grupo observou que os serviços de pronto-atendimento são os que recebem maior demanda. Nos 15 dias de evento, 700 pessoas foram atendidas em urgência e emergência, sendo que 10 precisaram de internação.
 
A oferta hoje deste tipo de assistência no Pronto-Socorro de Cuiabá e Várzea Grande é insuficiente e até o final de 2013 3 Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) serão construídas nas cidades, sendo duas na Capital e outra no Ipase. O prédio da Morada do Ouro tem previsão de conclusão até junho. A outra UPA será fixada no Pascoal Ramos. Cada UPA terá capacidade para 450 atendimentos diários de urgência e emergência.
 
Além do encaminhamento pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) os usuários poderão ser atendidos diretamente sem o encaminhamento, desde que preencha os requisitos da triagem. O modelo de porte 3 de cada UPA é o melhor disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS), que divide os custos de construção com o município.
 
Para melhorar o funcionamento da rede pública os principais núcleos de atendimento estão sendo reorganizados. O HMPSC, por exemplo, terá o perfil mudado para receber usuários vítimas de traumas, o HGU terá o foco no atendimento cardiovascular e o Santa Casa na pediatria.
 
Volante -AArena Pantanal e o Fan Fest, local oficial onde serão transmitidos os jogos de futebol, precisarão contar com unidades volante para atendimento de emergência e a Câmara Temática trabalha com a possibilidade de incluir viaturas na estrutura do Samu.
 
A área de vigilância sanitária tem o desafio de cadastrar e vistoriar todos os estabelecimentos da Capital com objetivo de propor melhorias. O diretor de vigilância e saúde Benedito Oscar Campos diz que o número altera constantemente com a abertura de novas empresas, principalmente por causa dos investimentos que estão sendo realizados na cidade. Hoje existem 22 hospitais, 560 restaurantes e 500 estabelecimentos de saúde de alta complexidade cadastrados junto à Prefeitura.
 
Coordenadora da Câmara Temática de Saúde diz que o objetivo é oferecer serviços de qualidade e a preparação é fundamental para garantir a assistência médica à população flutuante. Assim como os turistas que irão transitar pelas demais cidades-sede do Brasil, quem ter como destino Cuiabá será orientado a tomar a vacina de febre amarela. Para isso, o estoque nos postos será organizado.
 
Durante o 1º Encontro de Integração das Ações da Copa do Mundo, o prefeito Mauro Mendes (PSB) pediu envolvimento conjunto em prol do evento mundial. Para ele a atmosfera é necessária no momento em que a população enfrenta transtornos com as mudanças empreendidas na infraestrutura. “É preciso criar um clima de otimismo na cidade”.
 
Comparando a cidade à casa ele solicitou que as pessoas cuidem da Capital fazendo cada um sua parte na manutenção da limpeza dos espaços públicos. “Se cada um limpar a porta de casa será uma boa contribuição para essas milhares de pessoas que virão para Cuiabá”.
 
O mesmo clima de atmosfera foi destacado pelo governador Silval Barbosa (PMSB), que considerou as críticas ao andamento das obras e informações veiculadas pela imprensa como “negativas” ao desenvolvimento dos projetos. Desde que as obras de mobilidade iniciaram vários transtornos no trânsito e em infraestruta são reclamados pela população.
 
Os 5 quesitos exigidos na Matriz de Responsabilidade firmado com a Fifa são a construção do estádio, melhoras das ruas do entorno da Arena Pantanal, obra dos 2 Centros de Treinamento, Fan Fest e obras de mobilidade urbana.




Fonte: Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/26791/visualizar/