Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 16 de Outubro de 2006 às 18:00

    Imprimir


Começou oficialmente, nesta segunda-feira (16), a Semana Estadual de Alimentação Saudável. Esta ação de promoção da saúde dá ênfase às discussões que estão acontecendo em todas as regiões de Mato Grosso sobre o Pacto Pela Saúde 2006.

O Ministério da Saúde trabalha no documento das diretrizes do Pacto Pela Saúde 2006, que apresenta mudanças significativas para a execução do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país e que pede a adesão solidária aos Termos de Compromisso de Gestão. Esses Termos têm suas diretrizes e orientam a implantação dos Pactos Pela Vida, Em Defesa do SUS e de Gestão.

Os gestores das três esferas (Governo Federal, Governos Estaduais e Governos Municipais) pactuam responsabilidades entre os três gestores nos campos da Gestão do Sistema e de Atenção à Saúde, respeitando as diferenças loco-regionais. Esse fato reforça a organização do Sistema, das regiões e possibilita um melhor planejamento e, conseqüentemente, um melhor controle social e o acesso da população à saúde.

A Semana Estadual de Alimentação Saudável se encerra no dia 20 de outubro e marca o Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 deste mês. A programação será executada dentro das escolas estaduais, centros comunitários , praças públicas, unidades de Saúde do Estado e algumas associações para sensibilizar o público sobre o que o Pacto propõe na quesito da Alimentação Saudável.

Confira a programação:

Dia 17: A partir das 8 horas da manhã. Atividades na sede da Secretaria de Estado de Saúde, Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), Abrassa e Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande.

Dia 18: A partir das 8 horas da manhã. Escola Municipal de I e II Graus Nossa Senhora Aparecida – bairro Colorado, Associação Criança Feliz (Acrife), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Dia 19: A partir das 8 horas da manhã. Realização do II Seminário em Ações de Segurança Alimentar e Nutricional (local: Escola de Saúde Pública). Serão realizadas ações na Secretaria Municipal de Cuiabá e no Centro de Saúde do bairro Praieiro.

Dia 20: A partir das 8 horas da manhã. Ações no Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), Lar da Criança/Setecs-MT, Associação Pestalozzi, em Várzea Grande, Assentamento Dorcelina Folador, na sede dos Pequenos Produtores Rurais, KM18/Jangada. Neste ato participarão comunidades rurais tradicionais e assentados pertencentes aos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/268132/visualizar/