Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 10 de Outubro de 2006 às 10:40

    Imprimir


Estão abertas as inscrições para grupos de pesquisa que tenham interesse em financiamento para estudos relacionados à educação profissional integrada ao ensino de jovens e adultos. As instituições têm até o dia 6 de novembro para encaminhar seus projetos.

O Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (Proeja) realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação tem como objetivo aumentar a produção científica e a criação de cursos na área.

As propostas deverão conter temas relacionados à educação profissional de jovens e adultos, como o aumento da escolaridade, a inclusão no mundo do trabalho, a capacitação, entre outros. Poderão participar grupos de pesquisa de cursos recomendados pela Capes. O projeto, apresentado em formulário de inscrição apropriado, deverá ser enviado por correio. Serão selecionados e apoiados até dez projetos.

O valor total de recursos destinado a cada projeto é de R$ 100 mil por ano, sendo que o recurso total do programa é de R$ 1 milhão. Cada um poderá ter de quatro a cinco anos de duração. Caso haja disponibilidade de recursos financeiros, o Programa poderá contemplar um maior número de projetos. "O Proeja é uma política educacional com imensa capacidade de inclusão social. Entretanto, para consolidá-la, é necessário aprofundar as pesquisas sobre sua concepção", afirma o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco.

Ele ressalta a importância da Setec ter conseguido esse apoio, fundamental para a realização de pesquisas na área: "Capacitar jovens e adultos é uma grande contribuição para o desenvolvimento humano e tecnológico do nosso País". Para o presidente da Capes, Jorge Guimarães, a educação técnica no país tem uma boa infra-estrutura e contribui para a pesquisa e a inovação. “Queremos que os pesquisadores estudem os cenários regionais da educação profissional, a integração curricular, a diversidade sociocultural e o resultado auxilie na formulação das políticas públicas”, disse Guimarães. O edital está disponível na página eletrônica da Capes. Mais informações sobre o Programa nos telefones (61) 2104-8893/2104-9511 ou no e-mail dcpc@capes.gov.br.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/269537/visualizar/