Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 02 de Outubro de 2006 às 16:29

    Imprimir


Mais de 1,5 milhão de crianças com menos de cinco anos de idade morrem anualmente de diarréia, em conseqüência da falta de acesso a água potável e a saneamento básico. A estimativa está contida no relatório global Progress for Children (Progresso para Crianças), divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A nova edição do documento tem como tema Acesso à Água e Saneamento, Elementos Essenciais para uma Estratégia de Desenvolvimento das Crianças. Na apresentação do relatório, a diretora executiva do Unicef, Ann Veneman, afirma que essa "trágica estatística" reforça a necessidade de o mundo resgatar seu compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionado à água e esgotamento sanitário.

Até 2015, os países devem reduzir à metade a proporção da população sem acesso sustentável à água potável e ao saneamento básico. Segundo o relatório, essa meta deverá ser alcançada em termos globais, em função dos avanços verificados nos últimos anos. Mas, para isso, será preciso dobrar as conquistas obtidas desde 1990.

Outro dado do relatório é que mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso à água potável e 2,6 bilhões não dispõem de saneamento básico. A diretora executiva do Unicef também destaca que esses serviços são "pré-requisitos para reduzir a mortalidade materna e infantil e combater doenças", outros três Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O documento traz uma série de recomendações para atingir os ODMs, entre as quais aumentar o financiamento para ações governamentais voltadas à melhoria dos serviços de água e saneamento.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/271684/visualizar/