Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 28 de Setembro de 2006 às 14:19
Por: Cida Capelassi

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, esteve no município de Tangará da Serra, durante todo o dia de ontem (27/09), para dar prosseguimento ao projeto das ações enfocadas no combate à hantavirose, ao mesmo tempo em que promoveu discussões em torno do Pacto da Saúde 2006. O município de Tangará da Serra foi referenciado para dar suporte e assistência hospitalar aos casos suspeitos de hantavirose.

Augustinho Moro instalou mais dois leitos de UTIs, somando doze no município, para o atendimento à população da região do Médio Norte. “Na assistência hospitalar a região está munida de suporte avançado tanto para o diagnóstico rápido, uma vez que médicos e técnicos foram capacitados por especialistas do Ministério da Saúde (MS), quanto no tratamento e sucesso na cura. Nestas últimas semanas estavam internados cinco pacientes com suspeita da doença. Quatro reverteram para a cura e somente uma pessoa requer cuidados especiais. Estas respostas rápidas se devem a preocupação do Estado e do Ministério da Saúde em se fazer presente na região e oferecer toda a estrutura necessária”, disse Augustinho Moro.

Em reunião com cerca de 150 pessoas, representadas por prefeitos, secretários municipais de Saúde, técnicos em Saúde e representantes do Ministério da Saúde, ficou estabelecido que o Estado organizará uma grande ação casada envolvendo a sociedade, segmentos organizados e autoridades sanitárias no enfrentamento à hantavirose. De início será feito uma campanha de educação em Saúde com enfoque na informação correta sobre prevenção, causas, conseqüências, busca da cura e, acima de tudo, a adoção de medidas emergenciais nas áreas rurais, principalmente onde há armazenamento de alimentos e nas residências, de proteção, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a desratização segura.

Prefeitos e vereadores entregaram um projeto ao Estado e à equipe técnica do Ministério da Saúde onde pedem ainda o incremento da ação de visitas in loco nas áreas rurais, reforço na inspeção sanitária, mais capacitações e treinamentos. “Estas ações já fazem parte da rotina de trabalho de todos os municípios porém é importante, dentro do projeto, unir as ações e reforçá-las. Sendo o foco principal a prevenção e a mudança de comportamento dos trabalhadores da área rural, no entendimento de que a forma mais segura do trabalho é a utilização dos equipamentos necessários à segurança individual. O Ministério da Saúde acompanha passo a passo a situação vivida nesta região. O município de Tangará da Serra já iniciou, em ritmo mais acelerado, a segunda fase da pesquisa que envolve entidades americanas, Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), na busca do entendimento e de soluções na desmistificação da hantavirose. Porém é importante ressaltar que Mato Grosso é o quinto Estado endêmico para a doença. O Estado do Paraná é o que tem o maior número de registro de casos, no país. A pesquisa em Mato Grosso dará suporte as ações do Ministério da Saúde que poderá ser aplicadas, também, em outros Estados que enfrentam a doença”, explicou o secretário. Augustinho Moro, ainda no município de Tangará da Serra, participou de uma reunião, que contou com a presença de todos os vereadores do município, prefeito municipal de Tangará da Serra, Julio César Ladeia, e o prefeito municipal de Nova Olímpia, também presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da região, José Elpídio. A reivindicação feita ao secretário Augustinho Moro foi a possibilidade da instalação de um Centro Cirúrgico, com quatro salas, a ser construído na Unidade Mista de Saúde do município de Tangará da Serra. A proposição colocada para esta parceria é de que a construção seja feita com recurso do município e da Câmara Municipal, cabendo ao Estado a cessão de equipamentos.

Augustinho Moro pediu encaminhamento urgente do projeto e disse que há grande possibilidade da parceria ocorrer uma vez que é interesse do Estado o fortalecimento da rede SUS com a instalação de Unidades que fiquem à disposição dos usuários do Sistema Único de Saúde.

O secretário também visitou a sede da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) do município, que atende cerca de 200 crianças portadoras de algum tipo de deficiência (síndromes autistas e deficiência mental). A principal reivindicação foi a viabilização do credenciamento para que a entidade passe a compor como Unidade de Saúde na Rede de Assistência Complementar à Pessoa com Deficiência dentro dos serviços da rede SUS. Para este item Augustinho Moro informou que este assunto entra em pauta na próxima reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), que ocorrerá no dia 9 de novembro.

Ainda hoje (28/09), no período da tarde, haverá mais uma reunião com os representantes do Ministério da Saúde, das Vigilâncias Sanitárias do Estado, prefeitos e vereadores da região, na discussão do projeto e das ações que serão desencadeadas no combate à hantavirose.

Pacto pela saúde 2006

O Pacto da Saúde 2006 finaliza as discussões amanhã (29/09), onde gestores municipais da região do Médio Norte e técnicos da Saúde obtêm subsídios necessários sobre a proposta do Ministério da Saúde de alterar vários aspectos do funcionamento do SUS além de uma revisão normativa de várias áreas que necessitarão serem regulamentadas em portarias específicas pactuadas na Comissão Intergestora Tripartite (CIT) que necessitam de assinaturas de Termos de Compromisso das gestões municipal, estadual e federal, na formalização final do Pacto, nas suas dimensões Pela Vida e de Gestão e em defesa do SUS. “Esta foi a segunda discussão promovida no Estado que será segmentada a todas as regiões do Estado para um maior entendimento e posterior comprometimento na assinatura do Pacto proposto pelo MS, que prevê uma unidade de princípios, mecanismos de co-gestão e competências nas suas atribuições. A proposta é abrangente e exige dos gestores conhecimento e responsabilidade na decisão da assinatura, por isso estamos promovendo e ampliando a discussão para todo o Estado”, disse o secretário.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/272818/visualizar/