Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 27 de Setembro de 2006 às 18:00

    Imprimir


Cerca de 5 mil pessoas circularam no trecho compreendido da Avenida Getúlio Vargas entre 13 de Junho e Joaquim Murtinho, Rua Pedro Celestino e Praça Alencastro, área Central de Cuiabá participando da Jornada Internacional "Na Cidade Sem Meu Carro".

Esse evento teve como objetivo, não apenas restringir o acesso de automóveis nesse perímetro urbano como forma de conscientização e reflexão sobre o uso exagerado dos automóveis causadores da poluição atmosférica, mas principalmente difundir ações de educação no trânsito, respeito ao pedestre, as pessoas da melhor idade, gestantes e de mobilidade reduzida.

"A Jornada Na Cidade Sem Meu Carro aconteceu em mais de 1.400 cidades de países como Áustria, Bélgica e Espanha no dia 22 de setembro com a realização de atividades interagindo população e trânsito. E Cuiabá aderiu a esse movimento com atividades educacionais sobre a humanização do trânsito", afirmou o secretario Oscar Soares Martins da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano – SMTU.

Durante todo o dia, crianças e adultos tiveram uma vasta programação realizada com várias instituições parceiras que abraçaram esse evento.

E para dar o exemplo, pela manhã, o prefeito Wilson Pereira Santos e o secretario Oscar Soares Martins dispensaram o carro e foram até o local do evento a pé. Foram recepcionados por alunos das escolas municipais que ouviram o hino tocado pela Banda Municipal seguida por músicas conhecidas tocadas pela banda do colégio CAP que entregou uma faixa homenageando o secretário da SMTU pelo evento.

E a festa continuou com alunos da Associação de Pais e Amigos do Excepcional - APAE que deram um show superando limites com a luta de jiu-jítsu, seguidos por deficientes visuais que cantaram e tocaram instrumentos musicais, a dança contagiante Anos 60 das meninas do Projeto Siminina, a peça teatral 'Um palhaço no trânsito' dos agentes fiscais de trânsito da SMTU.

Entre os intervalos adultos e crianças se deliciaram com o basquete e as oficinas de grafite e Dj da turma do hip e hop, pularam na cama elástica, aprenderam um pouco sobre os mascotes 'Amarelinho' e o faixa de pedestre, verificaram a pressão arterial e a massa corpórea, fizeram Cartões Transporte – CT, tiraram dúvidas sobre a utilização das catracas, tiveram acesso aos novos ônibus da empresa Sol que garantirá um transporte com mais qualidade e conforto, receberam instruções sobre o trânsito por alunos de uma faculdade, conheceram um pouco mais de Cuiabá com o feirão do turismo e visitaram a exposição de carros antigos.

No período da tarde, além das atrações ficaram por conta do bom astral do Centro de Convivência dos Idosos 'Aide Pereira de Proença', 'Maria Inês Alves' e 'Padre Firmo' que mostraram todo o talento e energia com o Coral, Dança Sênior e Dança do Ventre.

A suavidade marcou presença na dança dos deficientes auditivos que apresentaram um coral feito por sinais que encantaram o público. O cair da tarde, foi marcado pela MPB na voz de Joelton Delatore e o encerramento por uma queima de fogos.

PERMANENTE

Durante todo o dia, artistas como Júlio César, Adir Sodré e Sebastião Silva contribuíram com a Jornada pintando três gravuras com temas regionais que encantavam as pessoas que aprovaram a idéia tanto pela criatividade quanto pela mensagem do evento em si.

"Essa pintura dará um novo tom a cidade. E parabéns a prefeitura e a SMTU pela iniciativa em chamar a atenção das pessoas par ao trânsito através de um dia de lazer em um dos lugares mais movimentados da cidade", disse a professora Andréia Ferreira.

O estudante universitário Marcio Cardoso falou que a adesão de Cuiabá a Jornada Internacional é um grande passo no sentido de se chamar à atenção das pessoas para o trânsito.

BLITZ DE PRIMAVERA

Como a data da Jornada 'Na Cidade Sem Meu Carro' coincidiu com o início da primavera (22 de setembro), os condutores de veículos foram surpreendidos pelos agentes fiscais de trânsito que distribuíram rosas e orientações de como trafegar com segurança pelas vias públicas.

"Fiquei realmente surpreso por receber uma rosa na blitz e parabenizo a sensibilidade e a criatividade da SMTU", afirmou Mariana dos Santos, auxiliar de contabilidade.

A Jornada 'Na Cidade Sem Meu Carro' a partir de agora faz parte do calendário de eventos da Prefeitura de Cuiabá.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/272973/visualizar/