Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 26 de Setembro de 2006 às 08:21

    Imprimir


O Ministério da Saúde vai começar nesta terça-feira (26) a receber trabalhos e pesquisas voltados à saúde da criança desenvolvidos por gestores municipais e organizações não governamentais. Serão selecionadas experiências bem sucedidas para divulgação na 1ª Mostra Nacional de Saúde da Criança que vai acontecer em Fortaleza, no período de 22 a 24 de novembro deste ano. A idéia é estimular o desenvolvimento de novos projetos que visem à redução da mortalidade infantil e à melhoria da qualidade de vida das crianças, bem como contribuir para o aprimoramento das políticas públicas dirigidas a esta parcela da população.

O ministério vai selecionar, inicialmente, até 320 trabalhos, que serão expostos nas sessões de pôsteres interativos da mostra. Deste montante, serão escolhidos 30 trabalhos para apresentação oral em painéis específicos, sendo cinco de cada um dos eixos temáticos: Redução da Mortalidade Infantil, Aleitamento Materno, Nutrição, Saúde da Criança Escolar, Novas Demandas da Saúde da Criança e Vigilância à Saúde Infantil. Por fim, um trabalho de cada um dos seis eixos temáticos será premiado com uma placa comemorativa.

Também na 1ª Mostra Nacional de Saúde da Criança serão apresentadas pesquisas desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em dois painéis. Depois de uma seleção, serão premiadas as seis melhores. No mais, a programação da mostra prevê mesas redondas, conferências, mostras de vídeos e de materiais didático-pedagógicos e eventos específicos organizados por entidades voltadas à saúde da criança.

No evento, ainda vão ser abordadas questões relacionadas à saúde da criança nas áreas geográficas do semi-árido, da Amazônia Legal, do Sis-Fronteira e dos Bolsões de Pobreza, e questões ligadas a etnias como a criança negra, a quilombola e a indígena.

Participam da 1ª Mostra Nacional de Saúde da Criança gestores estaduais e municipais de saúde; profissionais das equipes de Saúde da Família e das áreas da criança e Nutrição, e representantes de instituições de ensino superior, de organizações não governamentais e de sociedades científicas.

A mostra vai ser realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e a Escola de Saúde Pública do Ceará.

Os interessados em inscrever trabalho e/ou pesquisa para a 1ª Mostra Nacional de Saúde da Criança deverão fazê-lo até o dia 15 de outubro através do site www.saude.gov.br/sas. O mesmo autor pode apresentar no máximo três trabalhos.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/273426/visualizar/